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2020_NádiaCarolinadaRochaNeves.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRoque-Specht, Vânia Ferreira-
dc.contributor.authorNeves, Nádia Carolina da Rocha-
dc.date.accessioned2020-07-01T21:20:27Z-
dc.date.available2020-07-01T21:20:27Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.date.submitted2020-02-27-
dc.identifier.citationNEVES, Nádia Carolina da Rocha. Percepção do consumidor sobre alimentos funcionais. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38698-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020.pt_BR
dc.description.abstractOs alimentos funcionais ganharam força diante da preocupação do consumidor em relação aos bons hábitos alimentares. Preocupações do consumidor ligadas a alimentos e saúde são características de uma sociedade industrial moderna. A produção de alimentos na sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pela crescente complexidade e aumento da cadeia de alimentos, com grande participação da indústria e ciências no fornecimento de alimentos comparado com o passado. O mundo está assistindo a grandes mudanças nos hábitos alimentares, afetado por mudanças sociais, gosto culinário e tecnologia disponível. O objetivo do estudo foi identificar os fatores que influenciam o consumidor na compra desses produtos, a definição perante as margens cientificas dos alimentos funcionais e mostrar qual a visão dos mesmos em relação a esse tipo de alimento, além de tentar identificar se de fato o consumidor consegue identificar a saudabilidade desses alimentos ou ingredientes. Os dados foram coletados junto a 111 consumidores do Distrito Federal e região do entorno de Brasília, declarantes de serem consumidores dos alimentos referidos, utilizando a plataforma Google Forms como instrumento de coleta de dados. Dentre os aspectos avaliados os que chamaram mais atenção foram que 76,58% dos entrevistados eram do sexo masculino esses se mostraram indiferentes com os benefícios tragos pelo consumo regular desses alimentos, ao contrário, consumidores do gênero feminino mostram um interesse maior por esse tipo de alimento, se preocupam mais com a saúde, e podem ser grandes influenciadores de consumo principalmente em seu meio social e familiar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção do consumidor sobre alimentos funcionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subject.keywordAlimentos funcionaispt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - perfilpt_BR
dc.subject.keywordHábitos alimentarespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Functional foods gained strength in the face of consumer concerns about good eating habits. Consumer concerns about food and health are characteristic of a modern industrial society. Food production in contemporary Western society is characterized by increasing complexity and an increase in the food chain, with a large share of industry and science in the supply of food compared to the past. The world is witnessing major changes in eating habits, affected by social changes, culinary tastes and available technology. The objective of the study was to identify the factors that influence the consumer in the purchase of these products, the definition in view of the scientific margins of functional foods and to show what they see in relation to this type of food, in addition to trying to identify whether the consumer can identify the healthiness of these foods or ingredients. The data were collected from 111 consumers in the Federal District and the region surrounding Brasília, who declared themselves to be consumers of the mentioned foods, using the Google Forms platform as a data collection instrument. Among the aspects evaluated, the ones that drew the most attention were that 76.58% of the interviewees were male, they were indifferent with the benefits brought by the regular consumption of these foods, on the contrary, female consumers show a greater interest in this type of food, are more concerned with health, and can be major influencers of consumption mainly in their social and family environment.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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