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2020_ElaineCunhaRael.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de-
dc.contributor.authorRael, Elaine Cunha-
dc.date.accessioned2020-07-01T22:11:06Z-
dc.date.available2020-07-01T22:11:06Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.date.submitted2020-03-18-
dc.identifier.citationRAEL, Elaine Cunha. Ensino e aprendizagem da pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros: foco no acento primário. 2020. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38708-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral buscar alternativas e propor orientações para professores para o ensino e a prática de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros, com o foco no acento primário. A escolha do tópico deu-se devido à escassez de estudos na área e aos problemas de inteligibilidade que desvios na pronúncia padrão do acento primário podem causar. Para investigar a questão, optou-se por uma metodologia de cunho etnográfico e análise qualitativa. Primeiramente estudou-se as características do acento primário do inglês (CELCE-MURCIA; BRITON; GOODWIN, 1996) e do português (LEE, 1997; PEREIRA, 2007), a fim de que uma análise contrastiva possibilitasse prever e entender prováveis dificuldades que os aprendizes brasileiros podem ter durante o processo de aprendizagem. A seguir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, constataram-se os benefícios de uma abordagem explícita para o ensino do acento primário e de outros aspectos fonéticos e fonológicos (LONG; ROBINSON, 1998; AMER; AMER, 2011) e foi elaborada uma lista de possíveis atividades que auxiliem ambos professor e aluno nessa tarefa. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo, com observações de aula em três escolas de idiomas do Distrito Federal, visando identificar os principais problemas de pronúncia dos alunos, em sua maioria de níveis avançados. Notou-se que a maioria dos desvios foram referentes à acentuação e à produção correta das vogais. Com base nos dados coletados, e com o auxílio da análise contrastiva feita previamente, foi possível categorizar os desvios de acento primário e entender melhor o que leva os alunos a cometê-los. Para finalizar e ter uma visão mais ampla de todo o contexto de ensino, foram entregues questionários aos professores e alunos das escolas, com a finalidade de verificar suas opiniões sobre as dinâmicas em sala de aula, a forma como se dedicam ao estudo fora de sala de aula, e suas crenças e dificuldades com relação ao tema. Constatou-se que no geral os aprendizes de níveis mais avançados ainda se sentem incomodados com sua própria pronúncia em inglês e que buscam diversas maneiras de praticar inglês fora de sala de aula. Também que, dentre as possíveis estratégias, os professores devem ter consciência de que a precisão na pronúncia é essencial para evitar alguns problemas de inteligibilidade e que esse aspecto não deve ser sempre ignorado em favor da fluência na fala. Deve haver um planejamento para tratar desse objeto de estudo e considerar todas as práticas e materiais disponíveis, desde livros a ferramentas tecnológicas e acessíveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros : foco no acento primáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensino - falantes de portuguêspt_BR
dc.subject.keywordAcentos e acentuaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - pronúnciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this research is to seek alternatives and propose guidelines for teachers for the instruction and practice of the English pronunciation for Brazilian learners, focusing on the primary accent. The topic was chosen because of the lack of research in the field, and due to problems with intelligibility, which can be caused by mistakes in standard pronunciation of the primary accent. To investigate the issue, we opted for a semi-ethnographic methodology and qualitative analysis. In the first place, to examine the issue, the characteristics of the English (CELCE-MURCIA; BRITON; GOODWIN, 1996) and Portuguese (LEE, 1997; PEREIRA, 2007) primary accents were studied, so that a contrastive analysis could enable to foresee and understand possible difficulties that Brazilian learners could have during the learning process. Subsequently, by using bibliographic research, the benefits of an explicit approach to the teaching of the English primary accent and other phonetic and phonological aspects were noted (LONG; ROBINSON, 1998; AMER; AMER, 2011), and a list of possible activities for helping, in this task, both teacher and student was made. Furthermore, a field research was also carried out, with class observation in three language schools in Distrito Federal, aiming to identify students’ main pronunciation problems, mostly in advanced levels. It was noted that most mistakes were due to the accentuation and production of vowels. Based on the collected data, and with the support of the contrastive analysis previously made, it was possible to categorize primary accent mistakes and to better understand what leads students into making them. Finally, and to have a wider vision of the whole teaching context, questionnaires were applied to teachers and students from those three schools, in order to verify their opinions on classroom dynamics, how they devote their time to studying outside the classroom, and their beliefs and difficulties relating to the theme. It was found that, in general, learners from more advanced levels still feel distressed with their own English pronunciation, and they search various ways to practice English outside the classroom. Moreover, among the possible strategies, teachers must be conscious of how essential precise pronunciation is to avoid some problems of intelligibility, and that this aspect must not be ignored on behalf of fluent speech. There should be planning for dealing with this subject of study, and for considering all practices and materials available, from books to technological and accessible tools.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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