http://repositorio.unb.br/handle/10482/38708
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_ElaineCunhaRael.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ensino e aprendizagem da pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros : foco no acento primário |
Autor(es): | Rael, Elaine Cunha |
Orientador(es): | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de |
Assunto: | Língua inglesa - estudo e ensino - falantes de português Acentos e acentuação Língua inglesa - pronúncia |
Data de publicação: | 1-Jul-2020 |
Data de defesa: | 18-Mar-2020 |
Referência: | RAEL, Elaine Cunha. Ensino e aprendizagem da pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros: foco no acento primário. 2020. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral buscar alternativas e propor orientações para professores para o ensino e a prática de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros, com o foco no acento primário. A escolha do tópico deu-se devido à escassez de estudos na área e aos problemas de inteligibilidade que desvios na pronúncia padrão do acento primário podem causar. Para investigar a questão, optou-se por uma metodologia de cunho etnográfico e análise qualitativa. Primeiramente estudou-se as características do acento primário do inglês (CELCE-MURCIA; BRITON; GOODWIN, 1996) e do português (LEE, 1997; PEREIRA, 2007), a fim de que uma análise contrastiva possibilitasse prever e entender prováveis dificuldades que os aprendizes brasileiros podem ter durante o processo de aprendizagem. A seguir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, constataram-se os benefícios de uma abordagem explícita para o ensino do acento primário e de outros aspectos fonéticos e fonológicos (LONG; ROBINSON, 1998; AMER; AMER, 2011) e foi elaborada uma lista de possíveis atividades que auxiliem ambos professor e aluno nessa tarefa. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo, com observações de aula em três escolas de idiomas do Distrito Federal, visando identificar os principais problemas de pronúncia dos alunos, em sua maioria de níveis avançados. Notou-se que a maioria dos desvios foram referentes à acentuação e à produção correta das vogais. Com base nos dados coletados, e com o auxílio da análise contrastiva feita previamente, foi possível categorizar os desvios de acento primário e entender melhor o que leva os alunos a cometê-los. Para finalizar e ter uma visão mais ampla de todo o contexto de ensino, foram entregues questionários aos professores e alunos das escolas, com a finalidade de verificar suas opiniões sobre as dinâmicas em sala de aula, a forma como se dedicam ao estudo fora de sala de aula, e suas crenças e dificuldades com relação ao tema. Constatou-se que no geral os aprendizes de níveis mais avançados ainda se sentem incomodados com sua própria pronúncia em inglês e que buscam diversas maneiras de praticar inglês fora de sala de aula. Também que, dentre as possíveis estratégias, os professores devem ter consciência de que a precisão na pronúncia é essencial para evitar alguns problemas de inteligibilidade e que esse aspecto não deve ser sempre ignorado em favor da fluência na fala. Deve haver um planejamento para tratar desse objeto de estudo e considerar todas as práticas e materiais disponíveis, desde livros a ferramentas tecnológicas e acessíveis. |
Abstract: | The general objective of this research is to seek alternatives and propose guidelines for teachers for the instruction and practice of the English pronunciation for Brazilian learners, focusing on the primary accent. The topic was chosen because of the lack of research in the field, and due to problems with intelligibility, which can be caused by mistakes in standard pronunciation of the primary accent. To investigate the issue, we opted for a semi-ethnographic methodology and qualitative analysis. In the first place, to examine the issue, the characteristics of the English (CELCE-MURCIA; BRITON; GOODWIN, 1996) and Portuguese (LEE, 1997; PEREIRA, 2007) primary accents were studied, so that a contrastive analysis could enable to foresee and understand possible difficulties that Brazilian learners could have during the learning process. Subsequently, by using bibliographic research, the benefits of an explicit approach to the teaching of the English primary accent and other phonetic and phonological aspects were noted (LONG; ROBINSON, 1998; AMER; AMER, 2011), and a list of possible activities for helping, in this task, both teacher and student was made. Furthermore, a field research was also carried out, with class observation in three language schools in Distrito Federal, aiming to identify students’ main pronunciation problems, mostly in advanced levels. It was noted that most mistakes were due to the accentuation and production of vowels. Based on the collected data, and with the support of the contrastive analysis previously made, it was possible to categorize primary accent mistakes and to better understand what leads students into making them. Finally, and to have a wider vision of the whole teaching context, questionnaires were applied to teachers and students from those three schools, in order to verify their opinions on classroom dynamics, how they devote their time to studying outside the classroom, and their beliefs and difficulties relating to the theme. It was found that, in general, learners from more advanced levels still feel distressed with their own English pronunciation, and they search various ways to practice English outside the classroom. Moreover, among the possible strategies, teachers must be conscious of how essential precise pronunciation is to avoid some problems of intelligibility, and that this aspect must not be ignored on behalf of fluent speech. There should be planning for dealing with this subject of study, and for considering all practices and materials available, from books to technological and accessible tools. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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