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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38739
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Title: A influência da arborização urbana e do ruído sobre a avifauna do Plano Piloto de Brasília
Authors: Guimarães, Mayara Machado
Orientador(es):: Corrêa, Rodrigo Studart
Coorientador(es):: Pena, João Carlos de Castro
Assunto:: Urbanização
Poluição sonora
Aves
Árvores
Plano Piloto - Brasília (DF)
Issue Date: 2-Jul-2020
Citation: GUIMARÃES, Mayara Machado. A influência da arborização urbana e do ruído sobre a avifauna do Plano Piloto de Brasília. 2020. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A urbanização transforma os ecossistemas nativos e afeta negativamente a flora e a fauna. Apesar dos problemas, as aves podem fazer das cidades um refúgio e desempenhar funções ambientais no meio urbano. A arborização influencia positivamente a riqueza, diversidade e abundância de espécies de aves em áreas urbanas. Nesse cenário, Brasília é uma cidade parque, onde existem longos corredores formados por avenidas e ruas arborizadas. Um exemplo é o Eixo Rodoviário do Plano Piloto de Brasília (Eixão), via de 14 km de extensão, que conecta as porções norte e sul da cidade, compondo um grande corredor verde. Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar a comunidade de aves presente no Eixão e avaliar a influência da arborização e dos níveis de ruído sobre a riqueza, abundância e diversidade da avifauna. As aves foram amostradas em 32 pontos fixos com ruído elevado e ruído reduzido. De posse dos dados obtidos em campo, calculou-se a riqueza, abundância e diversidade de aves, pousos no chão, pousos em árvores, forrageamento e nidificação. Utilizou-se teste de ANOVA de um fator para comparar os dados com os dias da semana. Em alguns locais onde foi realizado o levantamento das aves, foram descritas características da arborização viária: riqueza de espécies, abundância, diversidade, área basal e características funcionais (dispersão, deciduidade e origem). As informações florísticas foram pareadas com os dados da avifauna por meio de regressões simples. Os resultados mostraram que 86 espécies de aves pertencentes a 36 famílias habitam a área pesquisada. Houve um predomínio em abundância das espécies Furnarius rufus, Columba livea, Brotogeris chiriri, Pitangus sulphuratus. A maioria das espécies que frequenta o Eixão é generalista e oportunista, originária de áreas nativas campestres. A redução do ruído surtiu influenciou positivamente sobre as aves. Em contrapartida, o ruído influenciou negativamente a riqueza, abundância, diversidade de aves, forrageamento e pousos nas árvores. As abundâncias de pousos na árvore foram correlacionadas positivamente com a abundância de árvores. As aves do Eixão pousam preferencialmente em árvores decíduas e na estação seca. Esses resultados devem-se provavelmente à alta abundância de árvores com grande número de flores, como Tabebuia rósea, Handroanthus serratifolius e Tabebuia roseoalba. Os resultados mostram que uma via rodoviária arborizada cruzando um centro urbano é capaz de abrigar uma parcela importante da diversidade de aves nativas do bioma em que a cidade se encontra e atenuar os efeitos da urbanização.
Abstract: Urbanization transforms natural ecosystems and negatively affects flora and fauna. Despite the problems, birds can make cities a haven and perform environmental functions in the urban environment. The trees positively influences the richness, diversity and abundance of bird species in urban areas. In this scenario, Brasília is a park city, where there are long corridors formed by avenues and tree-lined streets. An example is the Highway Pilot Plan of Brasília (Eixão), 14 km long, which connects the northern and southern portions of the city, making up a large green corridor. This work aimed to identify and characterize the bird community present in Eixão and to evaluate the influence of trees and noise levels on the richness, abundance and diversity of the avifauna. The birds were sampled at 32 fixed points on high noise and low noise. With the data obtained in the field, it was calculated the richness, abundance and diversity of birds, landings on the ground, landings on trees, foraging and nesting. One-way ANOVA test was used to compare data with days of the week. In some places where the birds were surveyed, characteristics of road afforestation were described: species richness, abundance, diversity, basal area and functional characteristics (dispersion, deciduousness and origin). Floristic information was paired withavifauna data using simple regressions. The results showed that 86 species of birds belonging to 36 families inhabit the researched area. There was a predominance in abundance of the species Furnarius rufus, Columba livea, Brotogeris chiriri, Pitangus sulphuratus. Most of the species that frequent the Eixão are generalists and opportunists, originating in natural herbaceaus vegetation areas. The punctual closing on low noise had a positive influence on the birds. In contrast, the noise negatively influenced the wealth, abundance, diversity of birds, foraging and landings on the trees. The abundance of landings on the tree was positively correlated with the abundance of trees. The birds of Eixão land preferably in deciduous trees and in the dry season. These results are probably due to the abundance of trees with a large number of flowers, such as Tabebuia rosea, Handroanthus serratifolius and Tabebuia roseoalba.The results show that a road crossing an urban center is capable of tree harboring an important portion of the diversity of native birds in the biome in which the city is located and mitigating the effects of urbanization.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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