http://repositorio.unb.br/handle/10482/38748
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_ShirleneLimadosSantos.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Alocação de recursos em educação superior : uma análise à luz de distintas molduras conceituais com foco na experiência da UnB |
Autor(es): | Santos, Shirlene Lima dos |
E-mail do autor: | shirlene_slima@hotmail.com |
Orientador(es): | Nogueira, Jorge Madeira |
Assunto: | Gasto público Orçamento público Alocação de recursos Universidades federais Universidade de Brasília Contingenciamento Restos a pagar |
Data de publicação: | 2-Jul-2020 |
Data de defesa: | 4-Mar-2020 |
Referência: | SANTOS, Shirlene Lima dos. Alocação de recursos em educação superior: uma análise à luz de distintas molduras conceituais com Foco na Experiência da UnB. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência no uso dos recursos públicos no desempenho das funções de uma universidade pública federal, complementando essa análise com uma avaliação dos gastos efetuados a partir do seu orçamento anual. Para tanto, parte-se de uma breve exposição sobre a teoria das finanças públicas e demais aspectos característicos da administração pública que possibilitam conceituar o gasto público. O estudo traz, na sequência, o financiamento da educação superior, o planejamento orçamentário e a alocação dos recursos executados pelas universidades, bem como os impactos causados pelo contingenciamento das despesas e restos a pagar na execução orçamentária. Percorre-se, ainda, uma análise sobre os gastos e planejamentos deles na Universidade de Brasília. O desenvolvimento da investigação concentrou-se em pesquisa bibliográfica, análise de dados e documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Economia. Concluiu-se que os recursos foram usados de maneira eficiente, uma vez que diante da escassez ainda conseguem cumprir o seu papel na produção de conhecimento. |
Abstract: | This research aims to analyze the efficiency of public resources in performing the functions of a federal public university, complementing this analysis with an evaluation of the expenditures made from its annual budget. For this purpose, it is based on a brief presentation on public finance theory and other characteristic aspects of public administration that make it possible to conceptualize public spending. The study then presents the financing of higher education, budget planning and the allocation of resources executed by universities, as well as the impacts caused by the contingency of expenditures and leftovers to be paid in budget execution. An analysis of their spending and planning at the University of Brasilia is also carried out. The development of research focused on bibliographic research, data analysis and documents made available by the Ministry of Education (MEC) and the Ministry of Economy. It was concluded that the resources were used in an efficient manner, since in the face of scarcity they are still able to fulfil their role in the production of knowledge. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE , Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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