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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38757
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Titre: When productivity is costly : the relation between transport costs and infrastructure stock
Auteur(s): Munhoz, Eduardo Dornelas
Orientador(es):: Rossi, Marina Delmondes de Carvalho
Assunto:: Infraestrutura de estoque
Investimentos
Custos de transporte
Equilíbrio Geral
Fretes
Date de publication: 2-jui-2020
Référence bibliographique: MUNHOZ, Eduardo Dornelas. When productivity is costly: the relation between transport costs and infrastructure stock. 2020. iv, 42 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília 2020.
Résumé: Um resultado bem conhecido é aquele que indica que um maior estoque de infraestrutura leva a uma maior produtividade de fatores de produção, como capital e mão de obra. Isso significa que o custo marginal desses fatores pode aumentar após um aumento no investimento em infraestrutura. No entanto, também se sabe que o investimento em infraestrutura induz custos marginais mais baixos ao setor de transporte. Propomos um modelo de duas empresas com transporte como um bem obrigatório e intermediário comprado pelo produtor de bens de consumo. Modificamos a função de depreciação do estoque de capital de transporte privado para variar inversamente com o estoque de infraestrutura. Isso aumenta o estoque de capital e, portanto, diminui sua produtividade marginal e seu custo marginal. Como conseqüência, a empresa de transporte reduz seus gastos de capital e isso permite definir frete mais baixos. Nossa simulação numérica mostra que nossa especificação reduz a taxa ótima de investimento da economia quando comparada ao modelo de benchmark usado na literatura. Além disso, nossos resultados mostram que, se o governo brasileiro investir apenas 2% do PIB em infraestrutura de transporte, o PIB no estado estacionário poderá ser 27% maior.
Abstract: A well-known result is that infrastructure stock leads to higher productivity of production factors such as capital and labor. This means that the marginal cost of those factors may increase after a raise in infrastructure investment. However, it is also known that infrastructure investment induces lower marginal costs to the trans- portation sector. We propose a two- rm model with transportation as an mandatory and intermediary good bought by the producer of consumer goods. We modify the depreciation function of private transportation capital stock so that it varies inversely with the infrastructure stock. This makes the capital stock higher and, thus, lowers its marginal productivity and marginal cost. As a consequence, the transportation rm has a reduction in its capital expenditures and this allows it to set lower freight rates. Our numeric simulation shows that our speci cation lowers the optimum investment rate of the economy when compared to the benchmark model used in the literature. Moreover, our results shows that if the Brazilian government invests just about 2% of GDP in transportation infrastructure, the steady state GDP could be 27% higher.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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