Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Gina Vieira Ponte de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T14:17:03Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T14:17:03Z | - |
dc.date.submitted | 2020-03-06 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Gina Vieira Ponte de. Programa mulheres inspiradoras e identidade docente: um estudo sobre pedagogia transgressiva de projeto na perspectiva da análise de discurso crítica. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38764 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a docentes participantes
do Programa Mulheres Inspiradoras: política educacional de valorização de mulheres a
partir de práticas de leitura e escrita na rede pública de ensino do Distrito Federal. A
pesquisa teve por objetivo investigar, sob o enfoque da Análise de Discurso Crítica, como
os processos de mudança de identidade docente operam no contexto da política pública
educacional. O estudo faz parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa
GECRIA- Estudos de Educação Crítica e Autoria Criativa, coordenado pela professora
doutora Juliana Dias de Freitas. O principal arcabouço teórico e analítico a partir do qual
o estudo foi realizado é o da Análise de Discurso Crítica, com base em Fairclough (1992;
2003) Chouliaraki e Fairclough (1999). Foram construídos diálogos transdisciplinares
com outros campos teóricos, a saber, a Pedagogia Crítica (FREIRE, 2018, GIROUX,
1997 e HOOKS, 2013), a Consciência Linguística Crítica (CLARK, FAIRCLOUGH,
IVANIC, MARTIN-JONES, 1996), o Protagonismo da linguagem e os textos como
agentes (MAGALHÃES, 2017), Identidade docente (NÓVOA, 2007; ARROYO, 2019)
e a Pedagogia Transgressiva de Projetos (HERNANDEZ, 1998; PRADO, 2007; DIAS,
COROA e LIMA, 2019). Todo o estudo foi realizado em diálogo com os Estudos
Decoloniais (GROSFOGUEL, 2010; BALESTRIN, 2013; MIGLEIVICHI-RIBEIRO,
2014; TORRES, 2007; SANTOS, 2007). A metodologia adotada na realização da
pesquisa foi a pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico-crítico, na perspectiva da
pesquisa- ação colaborativa. (DENZIN e LINCOLN; 2006; MAGALHÃES, MARTINS
e RESENDE, 2017). Os dados gerados e as suas respectivas análises evidenciaram que
professores e professoras representam a si mesmos e às suas práticas associadas ao
Programa Mulheres Inspiradoras utilizando recursos linguístico-discursivos relacionados
às seguintes categorias: metáforas, avaliações, modalização, representação de eventos e
de atores sociais. Tais representações anunciam mudanças identitárias relacionadas à
ressignificação que esses docentes trazem às suas práticas pedagógicas. Os dados também
revelaram que os textos de autoria de mulheres negras e periféricas exerceram agência e
protagonismo, tanto na mudança identitária dos docentes, como na promoção do
engajamento e dos processos de identificação dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa mulheres inspiradoras e identidade docente : um estudo sobre pedagogia transgressiva de projeto na perspectiva da análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas de letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This M.A. thesis is the result of a research carried out with professors participating in
the Inspiring Women Program: educational policy for valuing women from reading and
writing practices in the public school system in the Federal District. The research aimed
to investigate, under the focus of Critical Discourse Analysis, how the teaching identity
change processes operate in the context of educational public policy. The study is part
of the work carried out by the GECRIA Research Group - Critical Education Studies
and Creative Authorship, coordinated by Professor Juliana Dias de Freitas. The main
theoretical and analytical framework from which the study was conducted is Critical
Discourse Analysis, based on Fairclough (1992; 2003) and Chouliaraki and Fairclough
(1999). Transdisciplinares dialogues were built with other theoretical fields, namely,
Critical Pedagogy (FREIRE, 2018, GIROUX, 1997 and HOOKS, 2013), Critical
Linguistic Awareness (CLARK, FAIRCLOUGH, IVANIC, MARTIN-JONES, 1996),
the Protagonism of language and texts as agents (MAGALHÃES, 2017), Teacher
identity (NÓVOA, 2007; ARROYO, 2019) and the Transgressive Project Pedagogy
(HERNANDEZ, 1998; PRADO, 2007; DIAS, COROA and LIMA, 2019). The data
generated and their respective analyzes showed that male and female teachers represent
themselves and their practices associated with the Inspiring Women Program using
linguistic-discursive resources related to the following categories: metaphors,
evaluations, modalization and representation of events and social actors. Such
representations announce identity changes related to the reframing that these teachers
bring to their pedagogical practices. The data also revealed that the texts written by
black and peripheral women exercised agency and protagonism, both in teaching
identity change as in the rise of engagement and in the processes of student
identification. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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