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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38764
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Title: Programa mulheres inspiradoras e identidade docente : um estudo sobre pedagogia transgressiva de projeto na perspectiva da análise de discurso crítica
Authors: Albuquerque, Gina Vieira Ponte de
Orientador(es):: Dias, Juliana de Freitas
Assunto:: Análise de discurso crítica
Práticas de letramento
Ensino público
Pedagogia crítica
Pedagogia - Distrito Federal (Brasil)
Docência
Leitura e escrita
Citation: ALBUQUERQUE, Gina Vieira Ponte de. Programa mulheres inspiradoras e identidade docente: um estudo sobre pedagogia transgressiva de projeto na perspectiva da análise de discurso crítica. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a docentes participantes do Programa Mulheres Inspiradoras: política educacional de valorização de mulheres a partir de práticas de leitura e escrita na rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa teve por objetivo investigar, sob o enfoque da Análise de Discurso Crítica, como os processos de mudança de identidade docente operam no contexto da política pública educacional. O estudo faz parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GECRIA- Estudos de Educação Crítica e Autoria Criativa, coordenado pela professora doutora Juliana Dias de Freitas. O principal arcabouço teórico e analítico a partir do qual o estudo foi realizado é o da Análise de Discurso Crítica, com base em Fairclough (1992; 2003) Chouliaraki e Fairclough (1999). Foram construídos diálogos transdisciplinares com outros campos teóricos, a saber, a Pedagogia Crítica (FREIRE, 2018, GIROUX, 1997 e HOOKS, 2013), a Consciência Linguística Crítica (CLARK, FAIRCLOUGH, IVANIC, MARTIN-JONES, 1996), o Protagonismo da linguagem e os textos como agentes (MAGALHÃES, 2017), Identidade docente (NÓVOA, 2007; ARROYO, 2019) e a Pedagogia Transgressiva de Projetos (HERNANDEZ, 1998; PRADO, 2007; DIAS, COROA e LIMA, 2019). Todo o estudo foi realizado em diálogo com os Estudos Decoloniais (GROSFOGUEL, 2010; BALESTRIN, 2013; MIGLEIVICHI-RIBEIRO, 2014; TORRES, 2007; SANTOS, 2007). A metodologia adotada na realização da pesquisa foi a pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico-crítico, na perspectiva da pesquisa- ação colaborativa. (DENZIN e LINCOLN; 2006; MAGALHÃES, MARTINS e RESENDE, 2017). Os dados gerados e as suas respectivas análises evidenciaram que professores e professoras representam a si mesmos e às suas práticas associadas ao Programa Mulheres Inspiradoras utilizando recursos linguístico-discursivos relacionados às seguintes categorias: metáforas, avaliações, modalização, representação de eventos e de atores sociais. Tais representações anunciam mudanças identitárias relacionadas à ressignificação que esses docentes trazem às suas práticas pedagógicas. Os dados também revelaram que os textos de autoria de mulheres negras e periféricas exerceram agência e protagonismo, tanto na mudança identitária dos docentes, como na promoção do engajamento e dos processos de identificação dos estudantes.
Abstract: This M.A. thesis is the result of a research carried out with professors participating in the Inspiring Women Program: educational policy for valuing women from reading and writing practices in the public school system in the Federal District. The research aimed to investigate, under the focus of Critical Discourse Analysis, how the teaching identity change processes operate in the context of educational public policy. The study is part of the work carried out by the GECRIA Research Group - Critical Education Studies and Creative Authorship, coordinated by Professor Juliana Dias de Freitas. The main theoretical and analytical framework from which the study was conducted is Critical Discourse Analysis, based on Fairclough (1992; 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999). Transdisciplinares dialogues were built with other theoretical fields, namely, Critical Pedagogy (FREIRE, 2018, GIROUX, 1997 and HOOKS, 2013), Critical Linguistic Awareness (CLARK, FAIRCLOUGH, IVANIC, MARTIN-JONES, 1996), the Protagonism of language and texts as agents (MAGALHÃES, 2017), Teacher identity (NÓVOA, 2007; ARROYO, 2019) and the Transgressive Project Pedagogy (HERNANDEZ, 1998; PRADO, 2007; DIAS, COROA and LIMA, 2019). The data generated and their respective analyzes showed that male and female teachers represent themselves and their practices associated with the Inspiring Women Program using linguistic-discursive resources related to the following categories: metaphors, evaluations, modalization and representation of events and social actors. Such representations announce identity changes related to the reframing that these teachers bring to their pedagogical practices. The data also revealed that the texts written by black and peripheral women exercised agency and protagonism, both in teaching identity change as in the rise of engagement and in the processes of student identification.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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