Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Matos, Vanessa Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T14:25:14Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T14:25:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Vanessa Tavares de. Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras: uma análise das identidades na escrita biográfica. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38769 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta o trabalho de investigação sobre o tema identidade docente, no
contexto situado de formação continuada do Projeto Mulheres Inspiradoras – DF. O estudo é
vinculado ao Grupo de Estudos de Educação Crítica e Autoria Criativa, coordenado pela
Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias, e relacionado ao projeto de pesquisa “Identidades na pós-
modernidade, autoria criativa e consciência linguística crítica”. O trabalho é transdisciplinar,
cujo marco teórico concentra-se nos fundamentos da Análise de Discurso Crítica, com base
em Fairclough (2001; 2003) e em Chouliaraki e Fairclough (1999), em diálogo com estudos
sobre identidade (HALL, 2014; SILVA, 2000; CASTELLS, 1999), com as contribuições
teóricas da Educação Crítica e Engajada (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013,
2006) e dos estudos antroposóficos sobre (auto)educação e trabalho biográfico (BACH,
2012b, 2018, 2019). O objetivo geral do estudo é: investigar se/como a escrita biográfica
contribui para a transformação de identidades, no contexto situado de formação docente do
PMI. A investigação foi operacionalizada por meio de pesquisa qualitativa de cunho
etnográfico discursivo (FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHOULIARAKI e
FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). O corpus de dados é formado por ‘cartas
pessoais’, escritas pelas/os professoras/es participantes durante a formação docente do Projeto
Mulheres Inspiradoras de 2017. As categorias linguístico-discursivas mais recorrentes e
relevantes que elucidaram a questão investigada foram: avaliação, modalidade, escolhas
lexicais, metáfora, relações semântico-gramaticais e representação de atores e eventos sociais.
Os resultados apontaram que a escrita biográfica mobiliza a reflexividade e o agenciamento
humano, contribuindo para a transformação identitária docente, numa perspectiva de
emancipação individual para a coletiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents the research work on the theme of teacher identity, in the context of
continuing education of the Mulheres Inspiradoras Project – DF. The study is linked to the
Critical Education and Creative Authorship Study Group, coordinated by Profa. Dr. Juliana de
Freitas Dias, and related to the research project “Identities in postmodernity, creative
authorship and critical linguistic awareness”. The work is transdisciplinary, whose theoretical
basis is concentrated on the foundations of Critical Discourse Analysis, based on Fairclough
(2001; 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999), in dialogue with studies on identity
(HALL, 2014; SILVA, 2000; CASTELLS, 1999), with the theoretical contributions of Critical
and Engaged Education (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2006) and
anthroposophical studies on (self)education and biographical work (BACH, 2012b, 2018,
2019). The general objective of the study is: to investigate whether / how biographical writing
contributes to the transformation of identities, in the context of PMI's teacher education. The
investigation was carried out through qualitative research of an ethnographic discursive nature
(FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHOULIARAKI and FAIRCLOUGH, 1999;
FAIRCLOUGH, 2003). The data corpus is formed by 'personal letters', written by the teachers
participating in the 2017 Mulheres Inspiradoras Project teacher education. The most recurrent
and relevant linguistic-discursive categories that elucidated the question investigated were:
evaluation, modality, vocabulary, metaphor, semantic-grammatical relations, representation of
social actors and representation of social events. The results showed that biographical writing
mobilizes reflexivity and human agency, contributing to the transformation of teaching
identity, in a perspective of individual emancipation for the collective. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|