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Título: Implementação de gestão de educação a distância na graduação do programa UAB/UNB : um estudo de caso
Autor(es): Mansur, Patrícia Floriani
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Gestão de EaD
Ensino a distância
Cursos de graduação
Universidade aberta
Universidade de Brasília
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: MANSUR, Patrícia Floriani. Implementação de gestão de educação a distância na graduação do programa UAB/UNB : um estudo de caso. 2020. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este estudo analisa a implementação da gestão de Educação a Distância dos cursos de graduação ofertados pelo Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB na Universidade de Brasília - UnB, no âmbito da eficácia organizacional. Argumenta-se que uma gestão planejada da EaD para os cursos de graduação na UnB é requisito imprescindível para subsidiar o fortalecimento da modalidade na instituição. Com base em uma revisão da literatura são discutidos a definição de sistema organizacional, os conceitos de organizações – privadas e públicas, a estrutura organizacional, as Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES, a Educação a Distância no mundo e no Brasil, e a gestão de EaD nas IPES, utilizando-se como abordagens conceitos teóricos de Rumble (2003), Moore e Kearsley (2008), Mintzberg (2009) e Oliveira (2019), a respeito da montagem e funcionamento de uma gestão de EaD e das estruturas organizacionais para o desenvolvimento dessa. Realizou-se pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, a partir de um estudo de caso em uma Instituição Pública de Ensino Superior - IPES, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram caracterizar a gestão de EaD dos cursos de graduação; identificar uma dimensão composta por quatro categorias, interligadas entre si, as quais mapearam os componentes estruturais; e, então, realizar uma análise da gestão de EaD dos cursos de graduação ofertados pelo Programa UAB na UnB, com apontamentos e marcos relevantes. A proposta de melhorias, apresentadas neste estudo, indicam a necessidade de implementar uma gestão de Educação a Distância da Universidade de Brasília, com seu regimento específico, normativas, mudança da cultura organizacional, com ofertas de cursos perenes, não dependentes de uma única fonte de financiamento. Assim, faz-se necessário o engajamento pessoal, tomada de decisões coletivas, inclusão das atividades da EaD nos Conselhos Superiores da instituição e formalização na estrutura organizacional, possibilitando o redimensionamento da importância e expansão da EaD, a nível de gestão, na Universidade de Brasília.
Abstract: This study analyzes the implementation of Distance Education management of undergraduate courses offered by the Universidade Aberta do Brasil Program - UAB at the University of Brasília - UnB, within the scope of organizational effectiveness. It is argued that a planned management of distance education for undergraduate courses at UnB is an essential requirement to support the strengthening of the modality in the institution. Based on a literature review, the definition of the organizational system, the concepts of organizations - private and public, the organizational structure, the Public Higher Education Institutions, Distance Education in the world and in Brazil, and DE management in Public Higher Education Institutions, using theoretical concepts of Rumble (2003), Moore and Kearsley (2008), Mintzberg (2009) and Oliveira (2019), as regards the setting up and functioning of DE management and organizational structures for the development of this. Qualitative, exploratory and descriptive research was carried out, based on a case study at a Public Institution of Higher Education, using the techniques of documentary research and semi-structured interviews, which were examined through the analysis of content. The results made it possible to characterize the DE management of undergraduate courses; identify a dimension composed of four categories, interconnected, which mapped the structural components; and, then, perform an analysis of the distance education management of the undergraduate courses offered by the UAB Program at UnB, with notes and relevant milestones. The proposed improvements, presented in this study, indicate the need to implement a Distance Education management at the University of Brasilia, with its specific regulations, regulations, change in organizational culture, with offers of perennial courses, not dependent on a single source of education. financing. Thus, it is necessary to engage personally, make collective decisions, include DE activities in the Higher Councils of the institution and formalize the organizational structure, enabling the resizing of the importance and expansion of DE, at the management level, at the University of Brasília.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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