Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38851
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_CarolineFigueiredoBeloAbreu.pdf1,07 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorMella, José Luiz Villar-
dc.contributor.authorAbreu, Caroline Figueiredo Belo-
dc.date.accessioned2020-07-03T00:13:59Z-
dc.date.available2020-07-03T00:13:59Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-04-23-
dc.identifier.citationABREU, Caroline Figueiredo Belo. Avaliação da extensão universitária: reflexões sobre o fazer extensionista na Universidade de Brasília. 2020. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38851-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA extensão universitária, estabelecida como parte do tripé indissociável da universidade pública proposto pela Constituição Federal de 1988 (CF/1988), é a ponte entre universidade e comunidade e deve se tornar, cada vez mais, instrumento para a formulação de políticas públicas efetivas para a transformação social. Apesar do relevante papel dado pela CF/1988 à extensão universitária, a Política Nacional de Extensão Universitária revela que ainda não foram estabelecidos critérios objetivos para avaliação dos projetos e programas de extensão (PEACs) no âmbito das universidades. Os PEACs devem atender aos objetivos propostos pela Política Nacional de Extensão, a qual esclarece que a universidade tem o compromisso de ser instrumento de mudança social e deve atuar na busca pelo diálogo com a sociedade. O questionamento que embasou essa pesquisa é, portanto, como propor um novo método avaliativo para as ações de extensão na Universidade de Brasília (UnB) que considere a perspectiva dos diferentes atores envolvidos nos projetos e programas de extensão? Para responder a esse questionamento, foi realizada revisão sistemática em teses e dissertações, no período de 2008 a 2018, utilizando-se os termos “avaliação”, “avaliação participativa” e “extensão universitária”, visando verificar o que tem sido pesquisado acerca do tema, além de analisar os métodos avaliativos utilizados em outras universidades. Foi realizado, também, grupo focal com os servidores técnico-administrativos do Decanato de Extensão da UnB, o que possibilitou a proposição de um novo modelo avaliativo que atenda aos objetivos dessa pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que, atualmente, a avaliação em extensão universitária está centrada na figura do coordenador dos PEACs, na maioria das vezes, um docente. Propõe-se, assim, que seja viabilizado um novo método avaliativo que, baseado nos pressupostos da avaliação participativa, considere a perspectiva dos diferentes atores envolvidos nas ações de extensão da UnB. Dessa forma, o produto proposto por esta dissertação é a criação de uma roda de conversa, com participação de discentes, docentes, técnicoadministrativos e comunidade externa, participantes dos PEACs, para que, dessa forma, a avaliação dos projetos e programas se torne efetiva.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da extensão universitária : reflexões sobre o fazer extensionista na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordComunidadept_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The university extension, established as part of the tripod of the public university by the Federal Constitution of 1988 (CF / 1988), is the bridge between university and community and must increasingly become an instrument for the formulation of effective public policies for social transformation. Despite the role given to the university extension by CF / 1988, the National University Extension Policy reveals that objective criteria have not yet been established for the evaluation of extension projects and programs (PEACs) within universities. PEACs must meet the objectives proposed by the National Extension Policy, which states that the university is committed to being an instrument of social change and must act in the search for dialogue with society. The question that supported this research is: what is a new evaluation method for extension actions at the University of Brasília (UnB) that considers the perspective of the different actors involved in extension projects and programs? To answer this question, a systematic review of theses and dissertations was carried out from 2008 to 2018 using the terms “evaluation”, “participatory evaluation” and “university extension” to verify what has been researched about the theme, in addition to analyzing the evaluation methods used in other universities. A focus group was also held with the technical-administrative staff of the Decanato de Extensão da UnB, which enabled the proposal of a new evaluation model that meets the objectives of this research. The results of the research indicate that the evaluation of university extension is centered on the figure of the PEACs coordinator, typically a teacher. It is proposed that a new evaluation method be made feasible which, based on the assumptions of participatory evaluation, considers the perspective of the different actors involved in UnB's extension actions. The product proposed by this dissertation is the creation of a conversation circle of PEACs participants, including students, teachers, technical-administrative staff, and the external community, so that the evaluation of projects and programs becomes effective.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/38851/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.