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Título: Entre a palavra e a imagem : a escritura de Marguerite Duras no cinema
Autor(es): Gorla, Beatriz D’Angelo Braz
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Assunto: Duras, Marguerite, 1914-1996
Roteiros
Literatura francesa
Cinema
Hibridismo
Referência: GORLA, Beatriz D’Angelo Braz. Entre a palavra e a imagem: a escritura de Marguerite Duras no cinema. 2020. 215 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2020.
Resumo: A presente tese de doutorado pretende demonstrar que os roteiros de Marguerite Duras para o cinema são obras literárias. Para isso, a pesquisa centrar-se-á em quatro roteiros escritos por Marguerite Duras para os seguintes filmes: Hiroshima mon amour (1959), dirigido por Alain Resnais, Nathalie Granger (1972), India song (1975) e Le camion (1977), dirigidos pela própria Duras. A proposta cinematográfica de Duras está calcada na valorização da palavra no cinema, em detrimento da imagem. Seus filmes são constantemente ressaltados como films d’écrivain. Porém, mais do que isso, eles se constituem como experiências do cinema moderno que aprofundaram a proposta da Nouvelle Vague de descolar a imagem do som e fazer caducar a primazia da imagem. Dessa forma, esta pesquisa pretende explicitar os procedimentos e os recursos estilísticos utilizados por Duras na elaboração de seus roteiros, uma vez que estes são dotados de um aspecto marcadamente literário. A função estética e a preocupação com o modo de expressão são vetores que compõem as produções de Duras para o cinema, concomitantemente a uma recusa da busca de verossimilhança típica do denominado “cinema clássico”. Esta tese busca, então, evidenciar que os roteiros de Duras não são apenas diretrizes para produções cinematográficas, mas fazem parte de um todo que é a obra literária durassiana. Nesse sentido, almeja-se estudar os roteiros como textos literários que dialogam com a prosa da autora, também altamente estética, e a tradição literária francesa do século XX, especialmente com o Nouveau Roman.
Abstract: This doctoral thesis intendeds to demonstrate that Marguerite Duras’ screenplays are literary works. To do so, this research will focus on four scripts written by Marguerite Duras for the following films: Hiroshima mon amour (1959), directed by Alain Resnais, Nathalie Granger (1972), India song (1975) and Le camion (1977), all three directed by Duras herself. Duras’s cinematographic project wishes to give primacy to words on the screen to the detriment of images. Her films are constantly considered films d’écrivain. But much more than that, they are experiences in modern cinema that have deepened the aesthetics of the New Wave, which intended to sever image from sound to nullify the primacy of image in filmmaking. Therefore, this research aims to demonstrate the procedures and stylistic resources used by Duras in the creation of her screenplays, since they evidently have literary merits. The aesthetics and the concern about expression are key elements in the author’s way to craft her texts for films while, at the same time, she refuses to seek any kind of verisimilitude typical of the so called “classical cinema”. This thesis, therefore, aims to show that Duras’ screenplays are much more than guidelines for the shooting of her films. Instead, they are indeed an integral part of her literary work. Thus, we seek to study her scrips as literary texts that maintain a constant dialogue with the author’s prose, also highly aesthetic, and with the French literary tradition of the 20th century, notably with the Nouveau Roman.
Résumé: Cette thèse de doctorat vise à démontrer que les scénarios de Marguerite Duras sont des œuvres littéraires. Pour ce faire, cette recherche se concentre sur quatre scénarios écrits par Marguerite Duras pour les films suivants : Hiroshima mon amour (1959), réalisé par Alain Resnais, Nathalie Granger (1972), India song (1975) et Le camion (1977), tous trois réalisés par Duras elle-même. Le projet cinématographique de Duras est fondé sur la mise-en-valeur de la parole à l'écran au détriment des images. Ses films sont souvent appelés des « films d’écrivain ». Pourtant, bien plus que cela, ils sont des expériences du cinéma moderne qui ont approfondi l'esthétique de la Nouvelle Vague, qui visait à séparer l'image du son pour annuler la primauté de l'image au cinéma. Par conséquent, cette recherche vise à mettre en évidence les procédures et les ressources stylistiques utilisées par Duras dans la création de ses scénarios, puisqu’ils ont évidemment des caractéristiques littéraires. L’esthétique et l’attention à l’expression sont des éléments clés dans la manière dont l’auteur élabore ses textes pour le cinéma alors qu’elle refuse en même temps de chercher la vraisemblance typique de ce qu’on appelle le « cinéma classique ». Cette thèse vise donc à montrer que les scénarios de Duras sont bien plus que des lignes directrices pour le tournage de ses films. Au contraire, ils sont partie intégrante de son œuvre littéraire. Ainsi, nous cherchons à étudier ses scénarios comme des textes littéraires qui entretiennent un dialogue constant avec la prose de l'auteur, également très esthétique, et avec la tradition littéraire française du XXe siècle, notamment avec le Nouveau Roman.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: CAPES
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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