Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | - |
dc.contributor.author | Souza, Gustavo Tozetti Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T14:31:01Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T14:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gustavo Tozetti Martins de. A língua fora do armário: uma abordagem transviada no ensino de Línguas Estrangeiras. 2020. [74] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38914 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se dá a partir da vontade de fazer uma abordagem de gênero e sexualidade em aulas
de língua estrangeira e a percepção da falta de trabalhos sobre os temas. Tendo a Linguística
Aplicada como base para o estudo, a pesquisa, de cunho qualitativo, predominantemente documental
e bibliográfica, se dá num contexto em que gênero e sexualidade são temas que geram muita
divergência de visões sobre o assunto no contexto brasileiro, no qual opiniões sobre assuntos
polêmicos são dadas sem muito estudo sobre esses. Faço a tessitura das questões teóricas que
embasam o trabalho, discorrendo sobre a teoria queer, desde que assim nomeada por Jagose (1996),
mas remetendo-nos às ideias de Foucault (1976) sobre como a sexualidade é e sempre foi regulada
pelas instituições sociais e pelo discurso e à filósofa Butler (1990, 2019) que nos traz a ideia de
performatividade do gênero na hipermodernidade, termo do filósofo Lipovetsky (2009); e da socióloga
Bento (2016) trazendo essa perspectiva com um olhar brasileiro para o problema, pensando no termo
‘transviado’, entre outras/os pensadores. Reflito sobre as perspectivas do ensino de línguas na
hipermodernidade, pensando nas diversas concepções de língua elencadas por Kumaravadivelu
(2008), o ensino de línguas como reflexo da sociedade atual como nos discorre Moita Lopes (2006) e
as questões de letramento, como proposta inicial de Baynham (1995) e a perspectiva crítica e social
dos letramentos a partir dos estudos de Street (1995). O objetivo da pesquisa se torna, então,
investigar três perspectivas sobre o ensino de línguas e as questões de sexualidade e gênero:
primeiramente, a perspectiva ideal, colocada pelas/os acadêmicas/os das áreas de educação e de
linguística aplicada; em segundo lugar, o que é proposto pelo governo e por instituições que
discorrem sobre ensino de LE e; em terceiro lugar, saber o que está sendo feito na prática, através
das respostas de professoras e professores obtidas em um questionário online. Percebo, então, que
há uma diferença enorme entre o que se sugere fazer na bibliografia e nos documentos oficiais e o
que se faz em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A língua fora do armário: uma abordagem transviada no ensino de Línguas Estrangeiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research takes place from the will to make an approach of gender and sexuality in foreign
languages classes and the perception of the absence of studies about such themes. Considering
Applied Linguistics as basis to the study, this research, of qualitative nature, predominantly
documental and bibliographic, occurs in a context in which gender and sexuality are themes that
generate a lot of divergent opinions in the Brazilian context, in which opinions about polemic subjects
are given without much knowledge about them. I make, then, the weaving of theoretical matters that
ground this study, talking about queer theory, since its nomination by Jagose (1996), but also taking us
to Foucault’s (1976) idea about how sexuality is and has always been regulated by the social
institutions and to the philosopher Butler (1990, 2019), that brings us the idea of performativity of
gender in the hypermodernity, term by the philosopher Lipovetsky (2009); and the sociologist Bento
(2016) bringing the themes with a Brazilian perspective, thinking about the term ‘transviado’, among
other thinkers. I reflect upon language teaching perspectives on hypermodernity thinking about the
diverse conceptions of language presented by Kumaravadivelu (2008), language teaching as a reflex
of the current society, as it is presented to us by Moita Lopes (2006) and the literacy matters, as________________________________________________________________________________ ________
__________________________________________________________________________________
proposed initially by Baynham (1995) and the critical and social literacy perspective from the studies of
Street (1995). Thus, the objective of this research was to investigate three perspectives about
sexuality and gender in foreign language classes: firstly, the ideal perspective, as proposed by the
education and Applied Linguistics academics; secondly, what is proposed by the government and the
institutions that discourse about language teaching and; thirdly, to know what is the praxis of language
teachers, through answers to an online questionnaire. The findings indicate that what is suggested in
the bibliography and by the official documents is far from what is being actually done inside the
classrooms. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|