Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Karen Vargas de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T15:18:14Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T15:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-06 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Karen Vargas de. Efeito do ensino do algoritmo na aprendizagem de operações de adição e subtração com diferentes posições da incógnita. 2020. xiii, 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38934 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do ensino do algoritmo para a resolução de
problemas escritos após a formação de classes de equivalência com crianças entre 7 e 9
anos. O estudo foi composto por operações de adição e subtração, com a incógnita em
diferentes posições (a, b e c) e em três formatos (sentença com numerais, conjunto de
figuras e problema escrito). Participaram quatro crianças do 2o e 3o ano do Ensino
Fundamental, com escores inferiores a 70% de acerto no Pré-Teste Geral, que avaliava a
resolução de problemas nos três formatos. O programa de ensino foi dividido em duas
unidades. A Unidade 1 era composta por números de 1 - 4 e a Unidade 2, por números
de 5 - 9. Nas duas unidades de ensino, foram realizados treinos de discriminação
condicional, testes de formação de classe de equivalência das operações de adição e
subtração, com variação do formato e da posição da incógnita, e o treino do algoritmo.
Após os treinos e testes de formação de classes de equivalência, foi realizado o Treino
do Algoritmo, em procedimento informatizado, com o objetivo de ensinar a resolução
de problemas de adição e subtração com a incógnita nas posições c, b e a. No Pós-Teste
Geral, após a Unidade 2, observou-se aumento da porcentagem de acerto na resolução
de problemas de adição e subtração, com a incógnita nas três posições, e nos três
diferentes formatos, sendo que com problemas escritos os participantes tiveram um
aumento de 39,59%. Os resultados mostraram que os participantes apresentaram um
desempenho melhor em resolver problemas de subtração. Foi evidenciado o efeito do
treino do algoritmo para a resolução de problemas escritos, porém há necessidade de
aprimorar a automatização de cada uma das etapas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeito do ensino do algoritmo na aprendizagem de operações de adição e subtração com diferentes posições da incógnita | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treino do algoritmo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of the study was to evaluate the effectiveness of an algorithm to solve word
problems after the formation of equivalence classes with children between 7 and 9 years
of age. Problems included addition and subtraction with unknown set in different
positions (a, b and c), in different formats (sentence with numerals, sentence with set of
figures and written problem). Four children in the 2nd and 3rd year of elementary
school participated in the research, children achieved low 70% correct answers in
General Pre-Test, that evaluated problem solving in three formats. The program was
divided in two units. The Unit 1 was composed numbers 1 - 4 and Unit 2 numbers 5 - 9.
In the two teaching units, was conducted conditional discrimination training, tests for
class formation of equivalence of addition and subtraction operations, with variation of
the unknown position and format, and the training of the algorithm. After formation of
the equivalence class training and tests, the training of the algorithm was performed, in
computerized procedure, to teach solving problems with addition and subtraction
problem with unknown set in position c, b and a. In the General Post-Test 2 there was
an increase in the performance of the participants in solving problems of addition and
subtraction with unknowns in the three positions in different formats, and in a written
problem the participants had an increase of 39,69% of correct answers. The results
showed that participants solved more subtraction problem. The effect of training the
algorithm to solve word problems was evidenced, but there is a need to improve the
automation of each phases. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|