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Título: Efeito do ensino do algoritmo na aprendizagem de operações de adição e subtração com diferentes posições da incógnita
Autor(es): Araújo, Karen Vargas de
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Resolução de problemas
Treino do algoritmo
Equivalência de estímulos
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: ARAÚJO, Karen Vargas de. Efeito do ensino do algoritmo na aprendizagem de operações de adição e subtração com diferentes posições da incógnita. 2020. xiii, 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do ensino do algoritmo para a resolução de problemas escritos após a formação de classes de equivalência com crianças entre 7 e 9 anos. O estudo foi composto por operações de adição e subtração, com a incógnita em diferentes posições (a, b e c) e em três formatos (sentença com numerais, conjunto de figuras e problema escrito). Participaram quatro crianças do 2o e 3o ano do Ensino Fundamental, com escores inferiores a 70% de acerto no Pré-Teste Geral, que avaliava a resolução de problemas nos três formatos. O programa de ensino foi dividido em duas unidades. A Unidade 1 era composta por números de 1 - 4 e a Unidade 2, por números de 5 - 9. Nas duas unidades de ensino, foram realizados treinos de discriminação condicional, testes de formação de classe de equivalência das operações de adição e subtração, com variação do formato e da posição da incógnita, e o treino do algoritmo. Após os treinos e testes de formação de classes de equivalência, foi realizado o Treino do Algoritmo, em procedimento informatizado, com o objetivo de ensinar a resolução de problemas de adição e subtração com a incógnita nas posições c, b e a. No Pós-Teste Geral, após a Unidade 2, observou-se aumento da porcentagem de acerto na resolução de problemas de adição e subtração, com a incógnita nas três posições, e nos três diferentes formatos, sendo que com problemas escritos os participantes tiveram um aumento de 39,59%. Os resultados mostraram que os participantes apresentaram um desempenho melhor em resolver problemas de subtração. Foi evidenciado o efeito do treino do algoritmo para a resolução de problemas escritos, porém há necessidade de aprimorar a automatização de cada uma das etapas.
Abstract: The purpose of the study was to evaluate the effectiveness of an algorithm to solve word problems after the formation of equivalence classes with children between 7 and 9 years of age. Problems included addition and subtraction with unknown set in different positions (a, b and c), in different formats (sentence with numerals, sentence with set of figures and written problem). Four children in the 2nd and 3rd year of elementary school participated in the research, children achieved low 70% correct answers in General Pre-Test, that evaluated problem solving in three formats. The program was divided in two units. The Unit 1 was composed numbers 1 - 4 and Unit 2 numbers 5 - 9. In the two teaching units, was conducted conditional discrimination training, tests for class formation of equivalence of addition and subtraction operations, with variation of the unknown position and format, and the training of the algorithm. After formation of the equivalence class training and tests, the training of the algorithm was performed, in computerized procedure, to teach solving problems with addition and subtraction problem with unknown set in position c, b and a. In the General Post-Test 2 there was an increase in the performance of the participants in solving problems of addition and subtraction with unknowns in the three positions in different formats, and in a written problem the participants had an increase of 39,69% of correct answers. The results showed that participants solved more subtraction problem. The effect of training the algorithm to solve word problems was evidenced, but there is a need to improve the automation of each phases.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020.
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