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Título: Profissão sociólogo : formação, identidade e inserção no mercado de trabalho
Autor(es): Yung, Tauvana da Silva
Orientador(es): Nunes, Christiane Girard Ferreira
Assunto: Mercado de trabalho - Brasil
Sociólogos
Formação profissional
Sociologia clínica
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: YUNG, Tauvana da Silva. Profissão sociólogo: formação, identidade e inserção no mercado de trabalho. 2020. 260 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os sociólogos recém-formados encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho. Além da caracterização e das especificidades do mercado para profissão, existe uma condição socioeconômica maior que também interfere na inserção dos jovens profissionais da sociologia. Este trabalho busca compreender os desafios de integração dos sociólogos no mercado de trabalho brasileiro. Foram utilizadas pesquisas retrospectivas históricas e de revisão de bibliografia sobre a consolidação do campo das ciências sociais no Brasil; análise de histórias de vida; e análise de dados secundários para mapear o mercado de trabalho brasileiro e a formação em sociologia no país. Para tratar o método de histórias de vida, utilizei a abordagem da sociologia clínica para refletir sobre as trajetórias de vida e de formação profissional de jovens sociólogas e sociólogos recém-graduados, as quais foram colhidas através de relatos biográficos desses sujeitos compartilhados em método adaptado da abordagem. A sociologia clínica trata os fenômenos sociais a partir de uma análise que considere o sujeito formado por múltiplas dimensões: social, existencial e reflexiva. As narrativas somadas aos dados secundários e à história do campo profissional mostraram que existe uma história coletiva geracional e profissional. Por um lado, temos uma origem e consolidação elitista do campo no Brasil que ainda se reflete sobre as configurações do mercado laboral atual com reserva exclusiva de postos apenas nas áreas acadêmicas e de docência, apesar da diversidade de atuações que um profissional de sociologia pode exercer. Por outro, temos uma realidade complexa que tem dificuldades de absorver os jovens escolarizados no mercado, fato que não é exclusividade dos sociólogos, e que segue ampliando a precarização do trabalho. O efeito é de jovens sociólogos não inseridos profissionalmente, buscando inserções em outras áreas, apesar da formação qualificada. Eles portam frustrações advindas tanto das dificuldades encontradas no momento de transição da formação para o trabalho, quanto dos projetos parentais que se apresentam fortes nesse mesmo momento por não surgirem resultados do investimento familiar realizado nos sujeitos.
Abstract: Sociologists that have just graduated find it difficult to enter the labor market. In addition to the characterization and specificities of the market for the profession, there is a greater socioeconomic condition that also interferes with the insertion of young professionals from sociology. This work seeks to understand the challenges of integrating sociologists into the Brazilian labor market. It was used historical retrospective research and bibliography review on the consolidation of the social sciences field in Brazil; It was also used analysis of secondary data to map the Brazilian labor market and training in sociology in the country, as well as analysis of life stories. To treat the life history method, the clinical sociology approach was used to reflect on the life trajectories and professional formation of young newly graduated sociologists. These stories were collected through biographical reports of these subjects shared in a method adapted from the approach. Clinical sociology deals with social phenomena analyzing from a point of view that considers the subject as being formed from multiple dimensions: social, existential and reflexive. The narratives combined with the secondary data and the history of the professional field have shown that there is a generational and professional collective history. On the one hand, we have an elitist origin and consolidation of the field in Brazil that is still reflected on the configurations of the current labor market with an exclusive reserve of positions only in the academical and teaching areas, despite the diversity of activities that a professional in sociology can perform. On the other hand, we have a complex reality that has difficulties in absorbing young people with school education in the market, a fact that is not exclusive to sociologists, and which continues to increase the precariousness of work. The effect is having young sociologists not inserted professionally, seeking insertions in other areas, despite their qualified training. They have frustrations arising both from the difficulties encountered during the transition from University to work, as well as from the parental projects that are stronger at this moment, since there are no results from the family's investment in the subjects.
Résumé: Les nouveaux sociologues ont des difficultés à entrer sur le marché du travail. En plus de la caractérisation et des spécificités du marché de la profession, il existe une condition socioéconomique plus importante qui interfère également dans l'insertion des jeunes professionnels en sociologie. Cette étude vise à comprendre les défis de l'intégration des sociologues sur le marché du travail brésilien. Une rétrospective historique, une recherche bibliographique sur la consolidation du domaine des sciences sociales au Brésil, et l'analyse des données secondaires ont été utilisées pour cartographier le marché du travail brésilien et la formation de la sociologie dans le pays. En plus l'analyse des histoires de vie des sujets a été faite. Pour traiter la méthode de l'histoire de vie, j'ai utilisé l'approche de la sociologie clinique pour réfléchir sur les trajectoires de vie et la formation professionnelle de jeunes sociologues récemment diplômés, qui ont été recueillies à travers des récits biographiques de ces sujets partagés dans une méthode adaptée de l'approche. Pour traiter la méthode de l'histoire de vie, j'ai utilisé l'approche de la sociologie clinique pour réfléchir sur les trajectoires de vie et la formation professionnelle de jeunes sociologues et de sociologues récemment diplômés, qui ont été recueillies à travers des récits biographiques de ces sujets partagés dans une méthode adaptée de l'approche. La sociologie clinique traite les phénomènes sociaux à partir d'une analyse qui considère le sujet formé par de multiples dimensions: sociale, existentielle et réflexive. Les récits ajoutés aux données secondaires et l'histoire du domaine professionnel ont montré qu'il existe une histoire collective générationnelle et professionnelle. D'une part, nous avons une origine élitiste et une consolidation du domaine au Brésil qui se reflète encore sur les configurations du marché du travail actuel avec une réserve exclusive de postes uniquement dans les domaines académiques et de l'enseignement, malgré la diversité des performances qu'un professionnel de la sociologie peut réaliser. D'autre part, nous avons une réalité complexe qui a des difficultés à absorber les jeunes formés sur le marché, un fait qui n'est pas exclusif aux sociologues, et qui continue à accentuer la précarité du travail. La conséquence est que les jeunes sociologues ne sont pas insérés professionnellement, cherchant à s'insérer dans d'autres domaines, malgré leur formation qualifiée. Ils sont frustrés à la fois par les difficultés rencontrées dans la transition entre l'éducation et le travail, et par les projets parentaux qui sont forts à ce moment-là parce que les résultats de l'investissement familial réalisé dans les études ne sont pas au rendez-vous.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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