http://repositorio.unb.br/handle/10482/38992
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Title: | Certas palavras não devem ser ditas : um estudo sobre a violência nas peças O rato no muro, O visitante, As aves da noite e O verdugo, de Hilda Hilst |
Authors: | Gomes, Francisco Alves |
Orientador(es):: | Nuto, João Vianney Cavalcanti |
Assunto:: | Hilda Hilst Dramaturgia Teatro Violência Corpo |
Issue Date: | 3-Jul-2020 |
Data de defesa:: | 7-Feb-2020 |
Citation: | GOMES, Francisco Alves. Certas palavras não devem ser ditas : um estudo sobre a violência nas peças O rato no muro, O visitante, As aves da noite e O verdugo, de Hilda Hilst. 2020. 298 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | A tese intitulada “Certas palavras não devem ser ditas”: um estudo sobre a violência nas peças O rato no muro, O visitante, O verdugo e As aves da noite, de Hilda Hilst, tem como fulcro a análise da violência na dramaturgia hilstiana. Para a construção do percurso teórico e analítico utilizamos as teorias de Michel Foucault (2009), René Girard (1990), Martin Esslin (1970), Marilena Chauí (2017), Jeremy Bentham (2019), David Lapoujade (2015), Yves Michaud (1989) entre outros. Partimos da hipótese de que a dramaturgia de Hilst evidencia uma série de representações da violência que situam o corpo como um território dialético que tenciona as noções de liberdade e prisão, vida e morte, fala e silenciamento. Hilda Hilst escreveu sua dramaturgia no período de 1967 a 1969, a saber: A empresa, O rato no muro, O visitante, Auto da barca de Camiri, As aves da noite, O novo sistema, O verdugo, e A morte do patriarca; das oito, nossa escolha pelas quatro citadas no título da pesquisa deve-se à forte conjugação entre o espaço e o corpo das personagens, liames, que juntos, no conflito resultam em práticas vis que oprimem as personagens. O rato no muro se passa no convento, O visitante se desenrola numa casa claustrofóbica, O verdugo coloca a casa e a praça como espaços de violência, e as Aves da noite se desenvolve no porão da fome, bunker da morte utilizado no campo de concentração de Auschwitz. A partir do conjunto de teorias que pensam as significações da violência, suas presenças e efeitos na sociedade, nosso estudo verificou que a dramaturgia de Hilda Hilst possui um forte teor de engajamento com seu tempo, tendo em vista que a produção das peças se deu no momento em que o Brasil vivia a ditadura militar. Concluímos também que a escolha da dramaturga por uma linguagem modalizada pelo matiz poético intensifica os jogos de poder que culminam na violência a anular todos aqueles que lutam por liberdade, poder de decisão e controle do próprio corpo. |
Abstract: | "The thesis titled “Certain Words Shall Not Be Said”: a study about violence in the plays “The Rat on the Wall”, “The Visitor”, “The Executioner”, and “The Birds of the Night”, by Hilda Hilst, has as fulcrum the analysis of violence in hilstian dramaturgy. For the construction of the theoretical and analytical framework, we have used the theories of Michel Foucalt (2009), René Girar (1990), Martin Esslin (1970), Marilena Chauí (2017), Jeremy Bentham (2019), David Lapoujade (2015), Yves Michaud (1989) among others. We start off from the hypothesis that Hilst’s dramaturgy shows a series of representations of violence that place the body as a dialectical territory which stresses the notions of liberty and prison, life and death, speech and silence. Hilda Hilst wrote her dramaturgy in the period between 1967 and 1969, to mention: “The Company”, “The Rat on the Wall”, “The Visitor”, “Play of Camiri’s Barge”, “The Birds of the Night”, “The New System”, “The Executioner”, “The Death of the Patriarch”; among the eight, our choice for the four mentioned in the title of the research owes to the strong conjuration between space and body of the characters, links, which together, in conflict result in practices vis-a-vis the oppression of characters. “The Rat On The Wall” takes place in a convent, “The Visitor” unfolds in a claustrophobic house, “The Executioner” puts the home and the public sphere as spaces for violence, and “The Birds of the Night” develops in the basement of hunger, bunker of death utilised in the concentration camp of Auschwitz. From the set of theories that think the meanings of violence, its manifestations and effects in society, our study verified that the dramaturgy of Hilda Hilst has a strong content of engagement with its time, given that the writing of these plays happened in the period when Brazil lived through its military dictatorship. We also conclude that the choice of dramaturgy for a modalized language by the poetical hue intensifies the power plays that culminate in the violence to annihilate all those who fight for freedom, power of decision and control over one’s own body. |
Resumen: | La tesis titulada “Certas palavras não devem ser ditas”: um estudo sobre a violência nas peças O rato no muro, O visitante, O verdugo e As aves da noite, de Hilda Hilst, se centra en el análisis de la violencia en la dramaturgia hilstiana. Para la construcción del camino teórico y analítico utilizamos las teorías de Michel Foucault (2009), René Girard (1990), Martin Esslin (1970), Marilena Chauí (2017), Jeremy Bentham (2019), David Lapoujade (2015), Yves Michaud (1989) entre otros. Partimos de la hipótesis de que la dramaturgia de Hilst muestra una serie de representaciones de violencia que sitúan el cuerpo como un territorio dialéctico en el que se demuestran las nociones de libertad y prisión, vida y muerte, discurso y silenciamiento. Hilda Hilst escribió su dramaturgia de 1967 a 1969, a saber: A empresa, O rato no muro, O visitante, Auto da barca de Camiri, As aves da noite, O novo sistema, O verdugo, e A morte do patriarca. De las ocho, nuestra elección para los cuatro mencionados en el título de la investigación se debe a la fuerte conjugación entre el espacio y el cuerpo de los personajes, los vínculos, que juntos, en el conflicto, resultan en prácticas viles que oprimen a los personajes. O rato no muro tiene lugar en el convento, O visitante se despliega en una casa claustrofóbica, O verdugo coloca la casa y la plaza como espacios de violencia, y As aves da noite se desarrollan en el sótano del hambre, el búnker de la muerte utilizado en el campo de concentración de Auschwitz. A partir del conjunto de teorías que piensan sobre los significados de la violencia, su presencia y sus efectos en la sociedad, nuestro estudio encontró que la dramaturgia de Hilda Hilst tiene un fuerte contenido de compromiso con su tiempo, considerando que la producción de las obras tuvo lugar en el momento en que Brasil estaba experimentando la dictadura militar. También concluimos que la elección del dramaturgo para un lenguaje modelado por el tono poético intensifica los juegos de poder que culminan en violencia para anular a todos aquellos que luchan por la libertad, el poder de decisión y el control de su propio cuerpo. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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