http://repositorio.unb.br/handle/10482/39046
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_RisalvaBernardinoNeves.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Discurso narrativo de mulheres militares no exército : uma perspectiva crítica |
Autor(es): | Neves, Risalva Bernardino |
Orientador(es): | Silva, Denize Elena Garcia da |
Assunto: | Militares Identidade Análise do discurso - crítica Linguística sistêmico funcional Narrativa Mulheres |
Data de publicação: | 6-Jul-2020 |
Data de defesa: | 16-Abr-2020 |
Referência: | NEVES, Risalva Bernardino. Discurso narrativo de mulheres militares no exército: uma perspectiva crítica. 2020. 359 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Esta tese inscreve-se no âmbito dos estudos da linguagem e resulta de um estudo qualitativointerpretativo, o qual tem o objetivo precípuo de perscrutar representações/discursos acerca das mulheres militares do Exército Brasileiro e contribuir para revigorar suas identidades. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental e de cunho etnográfico, na qual foram selecionados 8 textos que concernem à presença feminina na instituição (manual do candidato, regulamentos e textos alusivos ao Dia das Mães e ao Dia Internacional da Mulher), além de narrativas geradas a partir de 21 entrevistas realizadas com mulheres militares (oficiais; praças; da ativa; da reserva; temporárias; e formadas por escolas como a EsFCEx, a EsSEx, o IME e a EsSLog) e 15 questionários respondidos por instrutores/as de escolas de formação militar mista. Com o propósito de contemplar os significados emergentes nos textos, buscou-se analisar as faces exterior e interior da linguagem. Nesse sentido, foram profícuos os construtos da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010; RAMALHO; RESENDE, 2011) a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014; SILVA, 2013). De maneira análoga, os estudos sobre narrativas e posicionamentos interacionais (BAMBERG, 1997; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DE FINA, 2003; LABOV, 1997; LABOV; WALETZKY; 1967, SILVA, 1991, 1996, 2001, 2019a, 2019b) viabilizaram a análise das narrativas femininas, que focalizaram a maneira como as militares assumem posicionamentos locais e mais amplos, e realçaram suas identidades. Os resultados sugerem descompasso entre o discurso legal, presente nos documentos formais, e o discurso das mulheres, capturado nas narrativas. Naquele, predominam representações que tendem à igualdade de gênero e à valorização feminina. O diálogo entre instrutores/as e mulheres militares reconheceu a tensão que ainda há na convivência entre os gêneros, mas também apontou para uma avaliação positiva, a caminho da integração. Já nas narrativas, flagram-se aspectos importantes: por um lado, a força, a perseverança e a identificação afetiva com os preceitos e valores militares, como marcas das identidades das militares pesquisadas. Por outro, o reconhecimento de práticas sociais machistas que precisam ser reconhecidas e debatidas. A tese simboliza mais uma contribuição para estudos que buscam dar visibilidade às mulheres a partir da articulação entre identidades locais e discursos hegemônicos. |
Abstract: | This thesis falls within the scope of language studies and results from a qualitativeinterpretative study, which has the primary objective of searching for representations/discourses about military women in the Brazilian Army and contributing to reinvigorate their identities. For this, a documentary and ethnographic research was carried out, in which 8 texts were selected concerning the female presence in the institution (candidate's manual, regulations and texts referring to Mother's Day and International Women's Day). In addition, narratives data were collected from 21 interviews with military women (officers; soldiers; active duty and reserve military; temporary officer candidate; and formed by schools such as EsFCEx, EsSEx, IME and EsSLog) and 15 questionnaires were answered by school instructors of mixed military training. In order to contemplate the meanings emerging in the texts, we sought to analyze the outer and inner aspects of language. In this sense, the constructs of Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010; RAMALHO; RESENDE, 2011) Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014); SILVA, 2013) were used. Similarly, studies on narratives and interactional positioning (BAMBERG, 1997; BAMBERG; GEORGAKOUPOULOU, 2008; DE FINA, 2003; LABOV, 1997; LABOV; WALETZKY; 1967, SILVA, 1991, 1996, 2001, 2019a, 2019b) supported the analysis of female narratives, which focused on the way the military women position themselves to the interlocutor, to the audience and the broader discourses that circulate socially, and enhanced their identities. The results suggest a mismatch between the legal discourse, present in formal documents, and the discourse of women, captured in the narratives. The representations that tend towards gender equality and the valorization of women were predominant. The dialogue between instructors and military women recognized the tension that still exists in the coexistence between genders, but also pointed to a positive evaluation towards integration. In the narratives, important aspects are highlighted: on the one hand, the strength, perseverance and affective identification with the military precepts and values, as marks of the identities of the military surveyed. On the other hand, the recognition of male chauvinist social practices that need to be recognized and debated. The thesis represents a contribution to studies that seek to give visibility to women from the articulation between local identities and hegemonic discourses. |
Resumen: | Esta tesis se insiere en el ámbito de los estudios del lenguaje y resulta de un estudio cualitativo-interpretativo que tiene como objetivo principal de buscar representaciones/discursos sobre las mujeres militares del Ejército Brasileño y contribuir a revitalizar sus identidades. Para ello, se realizó una investigación documental y etnográfica, en la que se seleccionaron 8 textos sobre la presencia femenina en la institución (manual del proponente, reglamentos, alusivos al Día de la Madre y Día Internacional de la Mujer), además de narrativas generadas a partir de 21 entrevistas con mujeres militares (oficiales; suboficiales; de la activa; retiradas; asimiladas; y graduadas por las escuelas militares como la EsFCEx, la EsSEx, el IME y la EsSLog) y 15 cuestionarios respondidos por instructores de escuelas de entrenamiento militar. Para contemplar los significados que emergen en los textos, buscamos analizar las caras externas e internas del lenguaje. En este sentido, fueron proficuos los constructos del Análisis Crítico del Discurso (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010; RAMALHO; RESENDE, 2011) la Lingüística Sistémica-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014); SILVA, 2013). Del mismo modo, los estudios sobre narrativas y posiciones interactivas (BAMBERG, 1997; BAMBERG; GEORGAKOUPOULOU, 2008; DE FINA, 2003; LABOV, 1997; LABOV; WALETZKY; 1967, SILVA, 1991, 1996, 2001, 2019a, 2019b) hicieron posible el análisis de las narrativas femeninas, que se centró en la forma en que las mujeres militares toman posiciones ante el interlocutor, la audiencia y los discursos más amplios que circulan socialmente, y mejoraron sus identidades. Los resultados sugieren un desajuste entre el discurso legal, presente en documentos formales, y el discurso de las mujeres, capturado en las narraciones. En ese, predominan las representaciones que tienden a la igualdad de género y la valoración de la mujer. El diálogo entre instructores y mujeres militares reconoció la tensión que todavía existe en la convivencia entre géneros, pero también apuntó a una evaluación positiva, en el camino hacia la integración. En las narraciones, se destacan aspectos importantes: por un lado, la fuerza, la perseverancia y la identificación afectiva con preceptos y valores militares, como marcas de las identidades de los militares encuestados. Por otro lado, el reconocimiento de las prácticas sociales machistas que deben ser reconocidas y debatidas. La tesis simboliza otra contribución a los estudios que buscan dar visibilidad a las mujeres desde la articulación entre las identidades locales y los discursos hegemónicos. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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