Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39210
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1998_LuizSignates.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O evento além das grades : um estudo sócio-interacionista e fenomenológico da comunicação a partir das programações de rádio e TV
Autor : Signates, Luiz Antônio
Orientador(es):: Ramos, Murilo César de Oliveira
Assunto:: Comunicação
Emissoras de rádio e TV
Goiânia (GO)
Comunicação de massa
Fecha de publicación : 7-jul-2020
Citación : SIGNATES, Luiz Antônio. O evento além das grades: um estudo sócio-interacionista e fenomenológico da comunicação a partir das programações de rádio e tv. 1998. 324 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1998.
Resumen : Este trabalho critica a abordagem estrutural-funcionalista de programação, a partir da metáfora da “grade” ou do “mapa”, e propõe a adoção da definição de veiculação periódica concreta das emissoras de rádio e televisão. Nesse sentido, analisa outros arranjos conceituais, tais como o de programação como rito, prática discursiva e, finalmente, evento, a partir da combinação da anfibologia contida nessa palavra, que reúne num mesmo ato, o sentido teleológico das ações institucionais e o não teleológico da tradição fenomenológica. Tal combinação possibilita uma abordagem intersubjetivista do fenômeno programático, que passa, então, a ser visto como complexa relação entre agentes sociais distintos. Daí, critica-se, também, as classificações, estruturadas em gêneros e formatos, a partir de critérios funcionalistas, adotando-se, em seu lugar, a busca por tendências programáticas, relacionadas a macro-contextos sociais e a processos de mediação e negociação de sentido. Tal contextualização toma a globalização como referencial analítico, especialmente os movimentos de homogeneização que a caracterizam, frente às heterogeneidades implícitas nas realidades sociais; a dinâmica das novas tecnologias, como uma das materialidades do processo globalizante; e o desenvolvimento, neste século, da institucionalização moderna das comunicações. Nesse contexto, segmentação e interatividade despontam como os dois principais sentidos das programações, tendentes, respectivamente, às homogeneizações e às heterogeneidades. A leitura empírica de programações de rádio e TV em Goiânia mostrou, entre outros aspectos, sobretudo que as relações entre os diversos agentes são vinculadas ainda a lógicas estratégico-instrumentais incompletas, confirmando a proposição habermasiana da natureza ambivalente das instituições de comunicação, situadas na zona discursiva intermediária, entre sistema e mundo da vida, sendo este último o sentido hipotético dos processos de recepção. Essa constatação conduz a uma proposição pluralista e democrática das comunicações, para cuja realização os diversos aspectos devem ser considerados, desde o que tange à propriedade das estruturas e meios, até os que implicam a participação ativa e atuante dos vários públicos conectados.
Abstract: This work criticizes the structural-functionalist approach of radio and television programming in terms of a “grill” or a “map”, and proposes the definition of periodic and concrete emission on radio and television broadcasting companies. Therefore, it analyses another concepts of programming such as: ritual, discursive practice and event. Here, the “event” combines the amphibology of the teleological and the nonteleological meanings. So, an intersubjective approach of programmatic phenomenon is possible like a complex relationship between different social agents. It also criticizes the classifications, which have been based on genres and formats by functionalist criterias. Instead of this, it looks for the programmatic tendencies, linked to social macro-contexts and mediation and negotiation processes of meaning. This contextualization involves the globalization like a analytic referential, especially its characteristic of homogenization movement face of the implicit social heterogeneity of the reality; the new technologies, like a materiality of the global process; and the development, in this century, of the modern institutionalization of the communications. In this context, segmentation and interactivity are the principal meanings of the programmings linked to homogenization and heterogeneity, respectively. The research in radio and TV programming in Goiânia concluded that the relationship between different agents is incomplete strategic-instrumental logic. It confirms Haberma’s propose, about the ambivalent position of the communication institutions, that are between system and lifeworld (the last, at the reception processes). The final point is a democratic and pluralist proposition for the communication, in diverse meanings – from the property of structures and recourses to the active participation of the different publics who are connected.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1998.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39210/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.