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Titre: Educação musical : das vivências ao desenvolvimento da musicalidade de crianças
Auteur(s): Oliveira, Daiane Aparecida Araújo de
Orientador(es):: Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto:: Educação musical
Vivência escolar
Crianças
Infância
Teoria histórico-cultural
Desenvolvimento humano
Musicalidade
Date de publication: 8-jui-2020
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Daiane Aparecida Araújo de. Educação musical: das vivências ao desenvolvimento da musicalidade de crianças. 2020. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: O presente trabalho trata de uma dissertação de mestrado que visa investigar, enfocando as experiências sonoras das crianças, como os ambientes educacionais baseados na música podem ser organizados para o desenvolvimento de suas experiências musicais. A pesquisa é baseada na teoria histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski e em estudiosos da educação musical, buscando organizar uma educação musical em uma perspectiva histórico-cultural como um caminho possível para práticas educacionais em música que são essencialmente humanas, colaborativas e respeitam o potencial humano, à musicalidade e ao desenvolvimento humano em sua totalidade. Quatorze crianças de 6 e 7 anos participaram de atividades educativo- musicais, que foram organizadas pela pesquisadora pedagoga, com centralidade em suas vivências. As ferramentas e procedimentos utilizados foram: gravações e compartilhamento de diversas vivências sonoras das crianças, rodas de conversas musicais, atividades com diferentes intencionalidades pedagógicas e registros sonoro-gráficos. O trabalho foi organizado e analisado à luz do método pedológico apontado por Vigotski, dessa maneira, procurou-se compreender os processos de desenvolvimento das participantes da pesquisa. Conclui-se que as experiências sonoras das crianças, quando organizadas no ambiente educacional baseado na música, melhoram e orientam o desenvolvimento de sua musicalidade.
Abstract: The present work is a master’s degree dissertation that aims to investigate, focusing on children's sound experiences, how educational environments based on music can be organized for the development of their musical experiences. The research is based on Lev Semionovitch Vigotski’s cultural-historical theory and on music education scholars, seeking to organize a musical education in a cultural-historical perspective as a possible path for educational practices in music that are essentially human, collaborative and respectful to human potential, to musicality and to human development in its entirety. Fourteen children from 6 and 7 years old took part in educational-musical activities, which were organized by the pedagogical researcher, with centrality in their experiences. The tools and procedures used were: recordings and sharing of the children's several sound experiences, rounds of musical conversations, activities with different pedagogical intentions and sound-graphic records. The work was organized and analyzed taking into account Vigotski’s pedological method. Therefore, it was aimed to understand the development processes of the participants in the research. It is concluded that the children’s sound experiences, when organized in the educational environment based on music, enhance and guide the development of their musicality.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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