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2020_SusanaMenezesAraújo.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorAraujo, Susana Menezes-
dc.date.accessioned2020-07-08T15:55:14Z-
dc.date.available2020-07-08T15:55:14Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.date.submitted2020-02-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, Susana Menezes. A Variação Linguística e o Preconceito Linguístico no Ensino Médio : relações de Hierarquização Pela Linguagem em Uma Escola Pública de Ceilândia - DF . 2020. 192 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39234-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa é um estudo sobre as competências linguística, comunicativa e interacional de alunos do Ensino Médio e sobre as ações de estabelecimento de hierarquização sociolinguística na sala de aula em uma escola pública localizada em Ceilândia – DF, com foco no conhecimento da variação linguística e na consciência sobre ela nas aulas de Língua Portuguesa como meios de ampliação dessas competências. Tem o objetivo de verificar como a conscientização sobre a variação linguística colabora com a ampliação das referidas competências em alunos do 3o ano do ensino médio público e como a consciência sobre tal fenômeno interfere em suas relações sociais mediadas pela linguagem. Esta pesquisa apresenta como eixo teórico norteador a Sociolinguística, sobretudo em sua vertente educacional, tomando como base para direcionar nossas reflexões os trabalhos de Bagno (2002; 2003; 2007; 2015; 2017), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2008; 2014), Erickson (1987), Hymes (1972;1986), Labov (2008), Mollica (2010), OCEM (2006), Scherre (2005), Travaglia (2008), Young (2008), entre outros. A metodologia adotada é de base qualitativa interpretativista apoiada em métodos da etnografia para a geração dos dados e utiliza como técnicas a observação participante, anotações de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com os alunos e o professor de Língua Portuguesa. A partir da análise dos dados, constatamos que a sala de aula pesquisada apresenta variação linguística diatópica, em virtude de os estudantes provirem de regiões distintas como Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, ou descenderem de nordestinos, nortistas, centro-oestinos e sudestinos. A ideologia linguística é muito presente na sala de aula e faz com que alguns estudantes nascidos no DF apresentem comportamentos intolerantes com os dialetos dos colegas, sobretudo com o dos baianos. A relação interacional que se dá entre os discentes é de hierarquização em que os alunos nascidos no DF se veem em posição de superioridade em relação aos colegas baianos e mineiros. O professor colaborador da pesquisa demonstra ter conhecimentos sobre os construtos teóricos sociolinguísticos e trabalha a variação linguística por meio de textos, atividades, vídeos, poesia, explicações, porém, de forma pouco exploratória. Constatamos que o professor não atenta substancialmente para a variação linguística em sala de aula, e apresenta uma visão sobre a variação linguística em classe com alguns vestígios ideológicos, entendendo que os alunos devem se aproximar ao máximo da variedade culta da língua, e que aqueles que vêm de outras regiões abrem mão dos seus dialetos em detrimento do dialeto local, para se adequarem e serem aceitos pelos grupos de alunos nascidos no DF por considerarem seus dialetos inferiores.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Variação Linguística e o Preconceito Linguístico no Ensino Médio : Relações de Hierarquização Pela Linguagem em Uma Escola Pública de Ceilândia - DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVariação linguísticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordPreconceito linguísticopt_BR
dc.subject.keywordHierarquizaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.subject.keywordLnguística - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRezende, Renato Cabral-
dc.description.abstract1The present research is a study on the linguistic, communicative and interactional skills of high school students and on the actions of establishing sociolinguistic hierarchy in the classroom in a public school located in Ceilândia - DF, focusing on the knowledge of linguistic variation and awareness of it in Portuguese language classes as a means of expanding these skills. It aims to verify how awareness about linguistic variation collaborates with the expansion of these skills in students of the 3rd year of public high school and how awareness about such phenomenon interferes in their social relations mediated by language. This research presents Sociolinguistics as the theoretical guiding axis, especially in its educational aspect, taking as a basis to direct our reflections the work of Bagno (2002; 2003; 2007; 2015; 2017), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2008; 2014 ), Erickson (1987), Hymes (1972; 1986), Labov (2008), Mollica (2010), OCEM (2006), Scherre (2005), Travaglia (2008), Young (2008), among others. The adopted methodology is based on a qualitative interpretative basis supported by ethnographic method for generating information and uses participant observation, field notes and semi-structured interviews with students and the Portuguese language teacher as techniques. From the information’s analysis, we found that the researched classroom has diatopic linguistic variation, due to the fact that students come from different regions such as Northeast, Midwest and Southeast, or descended from Northeastern, Northern, Central-Western and Southeastern countries. The linguistic ideology is very present in the classroom and makes some students born in the DF show intolerant behavior with the dialects of their partners, especially with that of the Bahians. The interactional relationship that occurs between students is hierarchical, in which students born in DF see themselves in a superior position in relation to their colleagues from Bahia and Minas Gerais. The collaborating teacher of the research demonstrates knowledge about the theoretical sociolinguistic constructs and works with linguistic variation through texts, activities, videos, poetry, explanations, however, in a little exploratory way. We found that the teacher does not pay much attention to linguistic variation in the classroom, and presents a view on linguistic variation in class with some ideological traces, understanding that students should approach as much as possible the cultured variety of the language, and that those who they come from other regions, they give up their dialects to the detriment of the local dialect, in order to adapt and be accepted by groups of students born in the Federal District because they consider their dialects to be inferior.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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