Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39280
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrieladeAndradeRodrigues.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A experiência estética na modernidade líquida : uma abordagem contemporânea da metafísica da Arte
Autor(es): Rodrigues, Gabriela de Andrade
Orientador(es): Lima, Rogério
Assunto: Experiência estética
Museus de arte
Arte contemporânea
Metafísica
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: RODRIGUES, Gabriela de Andrade. A experiência estética na modernidade líquida: uma abordagem contemporânea da metafísica da Arte. 2019. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo intenta realizar uma análise da relação entre o público e a Arte Contemporânea, especificamente sobre a possibilidade de experiência estética na atualidade. Para melhor delimitar seu problema, o estudo parte do relato de uma visita ao Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília, no dia quinze de junho de dois mil e dezessete. O relato da experiência traz algumas cenas marcantes que representam a relação entre a sociedade, as instituições e os produtores de Arte Contemporânea na atualidade. Como uma primeira aproximação, analisa-se o relato da experiência à luz das proposições teóricas de Andrei Tarkovski, Zygmunt Bauman e Mircea Eliade. Tarkovski discorre sobre a importância do artista não se afastar da busca pela verdade, universalidade e imortalidade. Bauman analisa as consequências, para a cultura, de uma modernidade líquida, inundada pela cegueira moral da sociedade. Eliade, ao investigar a essência do sagrado e do profano, contribui para compreensão das instituições de Arte Contemporânea. Num segundo momento, investiga-se o conceito de experiência estética, definição proposta por John Dewey, em que a Arte é compreendida como a intensificação de experiências ordinárias. Posteriormente, procura-se realizar a árdua tarefa de demonstrar a concepção estética platônica, perpassando pelas teorias que criticam a relação do filósofo com a Arte e as que realizam uma análise contextual do pensamento de Platão. Ademais, ao final de cada capítulo, realizou-se uma aproximação conceitual entre três diferentes trabalhos de Giorgio Agamben, perpassando por sua concepção política de profanação, a metafísica do pensamento como potência e o conceito de dispositivo. A partir de tais análises, o estudo apresenta diversas considerações sobre a possibilidade de experiência estética e a atuação de artistas e instituições de Arte na contemporaneidade.
Abstract: The present study intends to carry out an analysis of the relation between the public and the Contemporary Art, specifically on the possibility of esthetic experience in the present time. In order to better define its problem, the study is based on the report of a visit to the Honestino Guimarães National Museum in Brasilia, on the fifteenth day of June in the year two thousand and seventeen. The report of the experience brings some remarkable scenes that represent the relation between the society, the institutions and the producers of Contemporary Art in the present time. As a first approximation, the account of experience is analyzed in the light of the theoretical propositions of Zygmunt Bauman, Andrei Tarkovski and Mircea Eliade. Tarkovski discusses the importance of the artist not to move away from the search for truth, universality and immortality. Bauman analyzes the consequences for culture of a liquid modernity, flooded by the moral blindness of society. Eliade, in investigating the essence of the sacred and the profane, contributes to the understanding of the institutions of Contemporary Art. Second, the concept of aesthetic experience, a definition proposed by John Dewey, in which Art is understood as the intensification of ordinary experiences, is investigated. Subsequently, we try to perform the arduous task of demonstrating the Platonic aesthetic conception, going through the theories that criticize the relation of the philosopher whith art and those that perform a contextual analysis of Plato's thought. In addition, at the end of each chapter, a conceptual approach was carried out between three different works by Giorgio Agamben, through his political conception of profanation, the metaphysics of thought as potency and the concept of apparatus. From these analyzes, the study presents several considerations about the possibility of aesthetic experience and the performance of the artists and art institutions in contemporary times
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.