Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
dc.contributor.author | França, Guilherme de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-04T16:06:11Z | - |
dc.date.available | 2020-08-04T16:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-26 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Guilherme de Azevedo. Levantamento de fontes e acervos para uma história das duas primeiras escolas de São Sebastião / DF (1956-1996). 2020. 271 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39344 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a existência de fontes históricas relacionadas à educação no Distrito Federal,
dispersas em diversos acervos e arquivos, o objetivo da pesquisa é sistematizar um corpus
documental relativo à história das duas primeiras escolas de São Sebastião/DF, Escola
Classe Cerâmica da Benção (1959) e Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo
(1965), no período de 1959-1996, por meio de um guia de fontes e acervos. Realiza-se uma
pesquisa historiográfica, utilizando-se de documentos coletados anteriormente e ao longo da
pesquisa, sobre os antecedentes da construção de Brasília, a história da cidade de São
Sebastião e das suas duas primeiras escolas. A partir da localização, identificação e seleção
de fontes e acervos sobre essas escolas, realiza-se um mapeamento dos lugares de
memória da escolarização em São Sebastião, privilegiando-se os arquivos escolares.
Apresenta-se, como produto técnico da pesquisa, um guia de fontes e acervos para uma
história das duas primeiras escolas de São Sebastião, um instrumento de pesquisa que visa
contribuir para uma escrita de uma história da educação do Distrito Federal e a preservação
do patrimônio histórico educativo dessas escolas. Nos acervos escolares, verifica-se uma
diversidade documental que permite identificar personagens do cotidiano escolar e sinalizar
práticas administrativas e pedagógicas. Constata-se, entretanto, uma lacuna na sua
documentação histórica. Nos outros acervos pesquisados, nota-se uma escassez de
documentos relativos à história das duas primeiras escolas de São Sebastião. As duas
primeiras escolas de São Sebastião eram escolas primárias rurais e não funcionavam de
acordo com o modelo previsto pelo Plano Educacional de Brasília, idealizado por Anísio
Teixeira. A criação e permanência dessas escolas ocorreram à margem desse Plano
Educacional, refletindo um sistema de ensino intrinsecamente diferenciado. O silêncio das
fontes relativas à história dessas escolas revela o poder do arquivo em se fazer lembrar e
esquecer, negando a certas pessoas e instituições o acesso a esses “templos da memória”. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Levantamento de fontes e acervos para uma história das duas primeiras escolas de São Sebastião / DF (1956-1996) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject.keyword | São Sebastião (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the existence of historical sources related to education in the Federal District,
spread in a number of collections and archives, the present research aims at systematizing a
documentary corpus related to the history of the first two schools of São Sebastião/DF,
Cerâmica da Benção Class-School (1959) and Cerâmica São Paulo Elementary School
(1965), in the period between 1959 and 1996, by means of a guide of sources and
collections. A historiographical research was conducted using documents collected,
previously and throughout the research, about the period preceding the construction of
Brasília, the history of the city of São Sebastião, and its first two schools. Based on the
location, identification, and selection of sources and collections about these schools, a
mapping of the places of memory was conducted, giving priority to school archives. As a
technical product of the research, a guide of sources and collections approaching a history of
the first two schools of São Sebastião is introduced, consisting in an instrument of research
aimed at contributing to a writing of a history of education in the Federal District and the
preservation of the educational historical heritage of these schools. The school archives reveal a diversity of documents that allows the identification of characters of the school
routine as well as pointing out administrative and pedagogical practices. However, a gap is
identified in their historical documents. A scarcity of documents related to the history of the
first two schools of São Sebastião was observed in other researched collections. The first two
schools of São Sebastião were rural elementary schools that did not operate according to the
model provided in the Educational Plan of Brasília, idealized by Anísio Teixeira. The creation
and permanence of these schools occurred outside this Educational Plan, reflecting an
intrinsically differentiated educational system. The silence of the sources related to the history
of these schools reveals the power of the archives to allow memories or forgetfulness,
denying to certain people and institutions the access to these “temples of memory”. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:guifranca@uol.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|