Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39372
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_CláudioJoseMendes.pdf2,93 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O uso do GeoGebra 3D no ensino de Geometria
Auteur(s): Mendes, Cláudio José
Orientador(es):: Castilho, José Eduardo
Assunto:: Geogebra 3D
Tecnologia educacional
Geometria - estudo e ensino
Date de publication: 10-aoû-2020
Référence bibliographique: MENDES, Cláudio José. O uso do GeoGebra 3D no ensino de Geometria. 2020. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: O presente trabalho, intitulado O uso do GeoGebra 3D no ensino de Geometria, sugere o uso do software GeoGebra 6.0.574 como recurso facilitador para o estudo da Geometria. Esse trabalho surge como uma estratégia para minimizar as dificuldades de visualização geométrica que muitos alunos encontram ao estudar Geometria; muitas vezes os assuntos são abordados de forma teórica. Nesse sentido focamos na proposta de sugestão de uso do software nas aulas de Geometria, com a finalidade de auxiliar, complementar e reforçar a visualização do conteúdo exposto. Para a realização deste trabalho usou-se como meto- dologia a análise de assuntos pertinentes à Geometria, tanta plana quanto espacial. Por fim, espera-se que direta ou indiretamente a utilização do software GeoGebra 3D possa ampliar os horizontes dos alunos, fazendo com que estes sigam de forma mais exitosa as suas vidas acadêmicas.
Abstract: The present work, entitled The use of GeoGebra 3D in the teaching of Geometry, suggests the use of GeoGebra 6.0.574 software as a facilitating resource for the study of Geometry. This work appears as a strategy to minimize the difficulties of geometric visualization that many students encounter when studying Geometry; often the subjects are approached in a theoretical way. In this sense, we focus on the proposal to suggest using the software in Geometry classes, with the purpose of assisting, complementing and reinforcing the visualization of the exposed content. In order to carry out this work, the analysis of subjects relevant of flat and spacial geometry, was used as methodology. Finally, it is expected that directly or indirectly the use of the GeoGebra 3D software can broaden students’ horizons, making them follow their academic lives more successfully.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39372/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.