Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Verenna Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T12:15:27Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13T12:15:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Verenna Barbosa. Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior. 2019. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39394 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa percorre o objetivo de investigar e analisar as questões que emergem
da ausência, ou quase ausência, da utilização de Textos de Divulgação Científica por
professores de nível superior em suas aulas para os cursos de licenciatura em Química.
Nesse sentido, por meio de entrevistas, os estudos foram direcionados em dois contextos:
no contexto da prática docente dos professores; no contexto da prática de escrita de Textos
de Divulgação Científica pelos divulgadores da ciência. Buscamos, então, uma
aproximação com os divulgadores da ciência que escrevem Textos de Divulgação
Científica. A escuta sobre o que os divulgadores pensam a respeito desse tipo de texto,
desde o momento que antecede a escrita (Por que escrevem? O que escrevem? Aonde
querem chegar?) até a sua veiculação, nos proporcionou identificar elementos que
reforçam as nossas apostas nos TDC como material a ser utilizado no ensino superior. Os
seus olhares para os TDC têm reflexos importantes dos seus olhares para a ciência. É
como dizer que o discurso que fazem da ciência ressoa no discurso presente nos Textos
de Divulgação Científica que escrevem. Seguimos adiante e fomos em busca de nos
aproximarmos dos professores, de escutá-los com respeito, levando em consideração a
formação e as trajetórias que percorreram no contexto acadêmico, sem, portanto, fazer
julgamentos severos, críticos e violentos da relação de suas práticas docentes com os
TDC. Interpretar a forma como esses sujeitos olham para a ciência, a tecnologia e a
sociedade e estabelecer relações desses olhares com o uso dos TDC, nos possibilitou
responder nossa pergunta de pesquisa. Nossas análises. a partir das transcrições
analisadas à luz da Teoria Fundamentada, pressupõem que as concepções de ciência, de
tecnologia, e suas inter-relações com a sociedade refletem tanto na escrita de TDC pelos
divulgadores da ciência, quanto na utilização desses textos na prática docente dos
professores. Dessa forma, inferimos que, embora os divulgadores científicos assumem
que os TDC podem ser utilizados no ensino, inclusive ensino superior, a fragilidade das
concepções dos professores sobre Ciência, Tecnologia e de suas relações com a
Sociedade, reflete na falta de concomitância entre a formação no ensino superior que
valorize essas relações e sua aproximação com os Textos de Divulgação Científica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Textos de divulgação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas docentes | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate and analyze the emergent questions from the absence,
or almost absence, of Scientific Dissemination Texts (TCD) use by higher level teachers
of undergraduate courses in their classes. Therefore, interviews were realized to direct the
study in two contexts: teachers' teaching practice context and practice of writing Scientific
Dissemination Texts by science disseminators context. An approach to the writers of
these Scientific Dissemination Texts was established to listening what they think about
this type of text, from the moment before writing (Why do they write? What do they
write? Where do they want to go?) until the broadcasting. Thus, it was possible to identify
elements that reinforce our conviction that TDC is a material to be used in higher
education. Your eyes on TDCs have important reflections on your eyes on science. It is
like that their science discourse resonates with the discourse present in the Scientific
Dissemination Texts which they wrote. The next step was our approach to these teachers,
listening them respectfully, taking into account their formation and trajectories in the
academic context, without, therefore, making harsh, critical and violent judgments of
their teaching practices applying the TDC. Interpret the way these teachers look at
science, technology and society and establish relationships of these views with TDC use
was the point. Our analyzes from the transcriptions evaluated in the light of Grounded
Theory, assume that the conceptions of science, technology, and their interrelations with
society reflect both writing of TDC by science disseminators and using these texts in
teachers' teaching practice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|