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Título: Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
Autor(es): Gomes, Verenna Barbosa
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Textos de divulgação científica
Ensino superior
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Práticas docentes
Data de publicação: 13-Ago-2020
Referência: GOMES, Verenna Barbosa. Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior. 2019. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa percorre o objetivo de investigar e analisar as questões que emergem da ausência, ou quase ausência, da utilização de Textos de Divulgação Científica por professores de nível superior em suas aulas para os cursos de licenciatura em Química. Nesse sentido, por meio de entrevistas, os estudos foram direcionados em dois contextos: no contexto da prática docente dos professores; no contexto da prática de escrita de Textos de Divulgação Científica pelos divulgadores da ciência. Buscamos, então, uma aproximação com os divulgadores da ciência que escrevem Textos de Divulgação Científica. A escuta sobre o que os divulgadores pensam a respeito desse tipo de texto, desde o momento que antecede a escrita (Por que escrevem? O que escrevem? Aonde querem chegar?) até a sua veiculação, nos proporcionou identificar elementos que reforçam as nossas apostas nos TDC como material a ser utilizado no ensino superior. Os seus olhares para os TDC têm reflexos importantes dos seus olhares para a ciência. É como dizer que o discurso que fazem da ciência ressoa no discurso presente nos Textos de Divulgação Científica que escrevem. Seguimos adiante e fomos em busca de nos aproximarmos dos professores, de escutá-los com respeito, levando em consideração a formação e as trajetórias que percorreram no contexto acadêmico, sem, portanto, fazer julgamentos severos, críticos e violentos da relação de suas práticas docentes com os TDC. Interpretar a forma como esses sujeitos olham para a ciência, a tecnologia e a sociedade e estabelecer relações desses olhares com o uso dos TDC, nos possibilitou responder nossa pergunta de pesquisa. Nossas análises. a partir das transcrições analisadas à luz da Teoria Fundamentada, pressupõem que as concepções de ciência, de tecnologia, e suas inter-relações com a sociedade refletem tanto na escrita de TDC pelos divulgadores da ciência, quanto na utilização desses textos na prática docente dos professores. Dessa forma, inferimos que, embora os divulgadores científicos assumem que os TDC podem ser utilizados no ensino, inclusive ensino superior, a fragilidade das concepções dos professores sobre Ciência, Tecnologia e de suas relações com a Sociedade, reflete na falta de concomitância entre a formação no ensino superior que valorize essas relações e sua aproximação com os Textos de Divulgação Científica.
Abstract: This research aims to investigate and analyze the emergent questions from the absence, or almost absence, of Scientific Dissemination Texts (TCD) use by higher level teachers of undergraduate courses in their classes. Therefore, interviews were realized to direct the study in two contexts: teachers' teaching practice context and practice of writing Scientific Dissemination Texts by science disseminators context. An approach to the writers of these Scientific Dissemination Texts was established to listening what they think about this type of text, from the moment before writing (Why do they write? What do they write? Where do they want to go?) until the broadcasting. Thus, it was possible to identify elements that reinforce our conviction that TDC is a material to be used in higher education. Your eyes on TDCs have important reflections on your eyes on science. It is like that their science discourse resonates with the discourse present in the Scientific Dissemination Texts which they wrote. The next step was our approach to these teachers, listening them respectfully, taking into account their formation and trajectories in the academic context, without, therefore, making harsh, critical and violent judgments of their teaching practices applying the TDC. Interpret the way these teachers look at science, technology and society and establish relationships of these views with TDC use was the point. Our analyzes from the transcriptions evaluated in the light of Grounded Theory, assume that the conceptions of science, technology, and their interrelations with society reflect both writing of TDC by science disseminators and using these texts in teachers' teaching practice.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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