http://repositorio.unb.br/handle/10482/39424
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_AlessandraValeriadePaula.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | BNCC e os currículos subnacionais : prescrições indutoras das políticas educacionais e curriculares |
Authors: | Paula, Alessandra Valéria de |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:alevpaula@gmail.com |
Orientador(es):: | Silva, Francisco Thiago |
Assunto:: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Currículo educacional Políticas públicas educacionais Políticas públicas - avaliação |
Issue Date: | 31-Aug-2020 |
Data de defesa:: | 25-Jun-2020 |
Citation: | PAULA, Alessandra Valéria de. BNCC e os currículos subnacionais: prescrições indutoras das políticas educacionais e curriculares. 2020. 148 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | A presente pesquisa analisou as relações estabelecidas entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos subnacionais, compreendendo que esse encontro é o ponto de partida para as políticas educacionais e curriculares. Nesse contexto, analisamos a forma pela qual as Unidades da Federação atualizaram seus currículos à luz da BNCC. Discutimos a premência de um núcleo comum, averiguamos se os estados e o Distrito Federal absorveram a Base como prescrição ou orientação, identificamos os pressupostos teórico-epistemológicos que sustentam as propostas curriculares e estimamos o grau de adesão dos currículos à BNCC. Pautamo-nos em constructos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e nas estratégias de revisão bibliográfica e análise documental para a construção dos dados. Procedemos à observação do fenômeno sob o influxo conceitual da Sociologia Política da Ação Pública de Lascoumes e Le Galès (2012), e das concepções críticas de educação e de currículo, principalmente, em Saviani (2007, 2012, 2013), Freitas (2002, 2018), Sacristán (2000, 2011), Santomé (2011), Silva (2002), Silva F. (2018, 2020) e Borges (2014). As análises dos dados ocorreram por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009), e os resultados revelaram que, pelo menos em nível prescrito, a Base é uma abundância normativa, que a profusão conceptual e os equívocos teórico-epistemológicos da Base se reproduzem nos documentos subnacionais, os quais, contudo, em sua maioria, a absorveram como orientação e demonstram baixo grau de adesão à BNCC. Ressaltamos a urgência de estudos no campo curricular e em teoria do conhecimento que permitam avanços em relação ao desenvolvimento dessa reforma, que incide em todos os mecanismos da prática escolar. O produto técnico da pesquisa é um curso em nível de pós-graduação lato sensu intitulado: Base Nacional Comum Curricular e a Organização do Trabalho Pedagógico. |
Abstract: | This research analyzed the relations established between the Brazilian National Core Curriculum (BNCC) and the subnational curricula, understanding that this confluence is the starting point for educational and curricular policies. In this context we analyzed how the units of the Federation updated their curricula in the light of the BNCC. We discussed the urgency of a common core, we examined whether the states and the Federal District absorbed the Base as ordinance or orientation, we identified the theoretical-epistemological assumptions that support the curricular proposals, and we estimated the degree of adherence of the curricula to the BNCC. We were guided by theoretical-methodological constructs of qualitative research and strategies of bibliographic review and document analysis for the construction of data. We proceeded to observe the phenomenon under the conceptual influence of the Political Sociology of Public Action by Lascoumes and Le Galès (2012), and the critical conceptions of education and curriculum, mainly in Saviani (2007, 2012, 2013), Freitas (2002, 2018), Sacristán (2000, 2011), Santomé (2011), Silva (2002), Silva F. (2018, 2020) and Borges (2014). The data analyses took place through Content Analysis in Bardin (2009), and the results revealed that, at least in the prescribed level, the Base is a normative abundance, that the conceptual profusion and theoretical-epistemological inaccuracies of the Base are reproduced within the subnational documents, which, however, mostly absorbed it as a guideline, and demonstrate a low degree of adhesion to the BNCC. We emphasize the urgency of studies in the curricular field and in the theory of knowledge that may allow advances in relation to the development of this reform, which affects all the mechanisms of school practice. The technical product of the research is a postgraduate lato sensu level course entitled: Common National Curricular Base and the Organization of Pedagogical Work. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.