Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Sílvia Maria Ferreira | - |
dc.contributor.author | Vilaça, Danylo Santos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T13:24:19Z | - |
dc.date.available | 2020-09-02T13:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-19 | - |
dc.identifier.citation | VILAÇA, Danylo Santos Silva. Regionalização da saúde no Distrito Federal no período de 1990 a 2018: um estudo de caso. 2019. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39430 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A República Federativa do Brasil divide-se em União, Estados,
Municípios e Distrito Federal. Ao Distrito Federal é vedada constitucionalmente a divisão em
municípios, dividindo-se em 31 Regiões Administrativas, que a partir de 2015 e dando sequência ao
processo de regionalização da saúde, passam a integrar sete Regiões de Saúde. Objetivou-se
analisar normativamente o processo de regionalização da saúde no Distrito Federal no período de
1990 a 2018, caracterizando as regiões de saúde segundo capacidade instalada de equipamentos
públicos de saúde e descrevendo a regionalização da saúde no Distrito Federal no último ano.
Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, com coleta de dados públicos, analisados
mediante o uso das técnicas de análise de conteúdo, análise lexicográfica utilizando o software
Iramuteq, geoprocessamento utilizando o software Q-Gis e Discurso do Sujeito Coletivo. A análise de
normativas que orientaram o processo de regionalização da saúde no Distrito Federal resultou na
apreciação de 48 documentos, de um total de 286 coletados. Destacaram-se três normativas e uma
forte associação da regionalização da saúde com a regulação assistencial, por meio de Ordens de
Serviços diversas, sobretudo no ano de 2005. A caracterização das Regiões de Saúde demonstrou
uma ampla rede de serviços com potenciais de uso e acesso diversificados por níveis de atenção,
com maior presença de nível de Atenção Primária à Saúde em algumas regiões e de Atenção
Terciária em outras. Na perspectiva de distribuição de profissionais de saúde por nível de atenção, o
estudo revelou que o nível de Atenção Ambulatorial Secundário é o mais incipiente nas Regiões de
Saúde do Distrito Federal. O Discurso do Sujeito Coletivo evidenciou que a implantação da
regionalização da saúde ocorreu tardiamente no Distrito Federal, cujos processos de
descentralização encontram-se inconclusos ainda em 2018, em que as Regiões de Saúde dependem
extremamente da Administração Central da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
Houve consenso em situar o Acordo de Gestão Regional e os Conselhos de Saúde, como o principal
instrumento norteador e a principal instância decisória do processo de regionalização da saúde,
respectivamente. Considera-se que a regionalização da saúde nesse local ainda é muito incipiente e
com normativas hierarquicamente frágeis, do que se poderia esperar de um ente que necessita
manter dialogo somente com nível federal, tornando-se um paradoxo para a regionalização da saúde
no Brasil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Regionalização da saúde no Distrito Federal no período de 1990 a 2018 : um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the process of regionalization in health in the Federal District from 1990 to 2018 : a case study | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regionalização - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Descentralização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Federal Republic of Brazil becomes separated in Union, States,
Municipal districts and Federal District. To Federal district it is banned the division constitutionally in
municipal districts, becoming separated in 31 Administrative Areas, that starting from 2015 and giving
sequence to the process of regionalization of the health, they start to integrate seven Areas of Health.
It was aimed at to analyze normativamente the process of regionalization of the health in Federal
district in the period from 1990 to 2018, characterizing the areas of health second installed capacity of
public equipments of health and describing the regionalization of the health in Federal district in the
last year. It was treated of a qualitative study of the type case study, with collection of public data,
analyzed by the use of the techniques of content analysis, lexicographical analysis using the software
Iramuteq, geoprocessamento using the software Q-Gis and Speech of the Collective Subject. The
analysis of normative that guided the process of regionalization of the health in Federal district
resulted in the appreciation of 48 documents, of a total of 286 collected. They stood out three
normative and a strong association of the regionalization of the health with the regulation assistencial,
through several Orders of Services, above all in the year of 2005. The characterization of the Areas of
Health demonstrated a wide net of services with use potentials and access diversified by levels of
attention, with larger presence of level of Primary Attention to the Health in some areas and of Tertiary
Attention in other. In the perspective of professionals' of health distribution for level of attention, the
study revealed that the level of Attention Secondary Ambulatorial is the most incipient in the Areas of
Health of Federal district. In what he/she refers to Regional Council of Health, although the Organic
act of Federal district determines that each one of the Areas Administrative implant these deliberative
instances of SUS, he/she only found 17 regularized, registering still exalts multiplicity of Council in
specific areas, such as the Região Centro-Sul and Southwest. The Collective Subject's Speech
evidenced the implantation and late implementation of the regionalization of the health in the place,
whose decentralization processes are unconcluded, whose decentralization processes are
unconcluded, with extreme dependence of the Areas of Health of the Central Administration of the
General office of Health condition of Federal District. There was consensus in placing the Agreement
of Regional Administration and Council of Health, as the main I score norteador and the main instance
decisória of the process of regionalization of the health,
respectively.It is considered that the regionalization of health at thislocation is still very nascent and fra
gile, hierarchy rules,than one might expect from someonewho needs to maintaindialogue only with fed
eral level,becoming a paradox to the regionalization of health in Brazil. | pt_BR |
dc.contributor.email | danylovilaca.unb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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