Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.) | - |
dc.contributor.author | Silva, André Ribeiro da (org.) | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria de Fatima de (org.) | - |
dc.contributor.author | Soares, Jitone Leônidas (org.) | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Ana Valéria Machado (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-08T20:05:08Z | - |
dc.date.available | 2020-09-08T20:05:08Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Rackynelly Alves Sarmento et al. (org.). Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, NESP, 2020. 365 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86424-01-0 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39437 | - |
dc.description.abstract | Prefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação
em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação
de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores
do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB).
Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece
em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão
francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação
de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa
direção que caminhamos.
O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como
objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória,
não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar,
de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade
social.
Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados
conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui
expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a
Distância.
Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem
desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e
objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A
ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde.
Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/
participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras
de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco
dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade.
Os organizadores | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília, NESP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.rights.license | Esta obra é licenciada nos termos Creative Commons, sendo todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, disseminação e utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, desde que citada a fonte. © 2020 Universidade de Brasília - UnB NESP – Núcleo de Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|