Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39437
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_FormacaoEstrategiasEmpoderamento.pdf28,89 MBAdobe PDFView/Open
Title: Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
Authors: Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)
Silva, André Ribeiro da (org.)
Sousa, Maria de Fatima de (org.)
Soares, Jitone Leônidas (org.)
Mendonça, Ana Valéria Machado (org.)
Assunto:: Adolescentes
Vulnerabilidade social
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Brasília, NESP
Citation: SOARES, Rackynelly Alves Sarmento et al. (org.). Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, NESP, 2020. 365 p.
Abstract: Prefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa direção que caminhamos. O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a Distância. Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde. Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/ participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade. Os organizadores
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Licença:: Esta obra é licenciada nos termos Creative Commons, sendo todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, disseminação e utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, desde que citada a fonte. © 2020 Universidade de Brasília - UnB NESP – Núcleo de Saúde Pública
Appears in Collections:Livros e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39437/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.