Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pires, Maria Raquel Gomes Maia | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Gércia Nóbrega da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T15:44:58Z | - |
dc.date.available | 2020-09-18T15:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Gércia Nóbrega da Costa. Qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos na Universidade de Brasília: contribuições dos mestrados profissionais à gestão pública. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39450 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em reflexo às crises capitalistas, o Brasil implementou reformas administrativas para gerir a
máquina pública, e para isso são necessários servidores qualificados. A profissionalização no setor
público é desenvolvida pautada em normativos legais que regulamentam a qualificação
profissional por meio de ações de capacitação. Entre as ações de qualificação profissional
desenvolvidas junto aos seus servidores técnico-administrativos, a Universidade de Brasília oferta
pós-graduação stricto sensu. Dessa forma, objetivou-se realizar um diagnóstico situacional em
relação às contribuições para a gestão pública das dissertações dos cursos de pós-graduação
stricto sensu profissionais ofertados pela Universidade de Brasília ao seu quadro de servidores
técnico-administrativos. A estratégia de investigação empregada foi o estudo de caso, de natureza
qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa
documental. A análise de dados utilizou os princípios da análise de conteúdo baseados em Bardin.
O cenário da pesquisa foi a Universidade de Brasília. Os sujeitos da pesquisa foram os servidores
técnicos egressos dos mestrados profissionais, representados pelas dissertações produzidas por
eles como produto final das pós-graduações. O corpus investigativo da pesquisa é composto por
setenta e nove dissertações. O período correspondeu aos anos de 2011 a 2018. Para a otimização
da análise dos dados, foi utilizado o software Iramuteq. A categorização dos resultados foi a
posteriori por ter sido criada após a análise dos dados. Em sua maioria, pode-se observar nas
pesquisas a preocupação com as temáticas particulares da UnB e do ambiente universitário,
pretendendo-se muitas vezes mensurar eficiência e impacto, o que evidencia a busca por soluções
de problemas – que é uma característica marcante em mestrados profissionais. Porém, os estudos
não se restringiram apenas à UnB e ao ambiente universitário, abordaram também aspectos gerais
– sejam educacionais, políticos, sociais, econômicos, ambientais ou outros – que se propuseram a
analisar questões a nível nacional. Conclui-se que todas as produções dissertativas analisadas
colaboraram para a gestão pública, pois os assuntos demonstraram as adversidades investigadas e
geraram contribuição à evidenciação e problematização das temáticas existentes em torno da
gestão pública. Ademais, algumas se destacaram por apresentarem aspectos de relevância social,
abordando questões relativas a desigualdades sociais e ampliação da cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos na Universidade de Brasília : contribuições dos mestrados profissionais à gestão pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mestrado profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Reflecting the capitalist crises, Brazil implemented administrative reforms to manage the public
machine, which requires qualified servers. Professionalization in the public sector is developed
based on legal regulations that regulate professional qualification through training actions.
Among the professional qualification actions developed with its technical and administrative
staff, the University of Brasília offers stricto sensu postgraduate studies. Thus, the objective was
to carry out a situational diagnosis in relation to the contributions to the public management of
the dissertations of stricto sensu postgraduate courses offered by the University of Brasília to its
technical and administrative staff. The research strategy employed was a qualitative,
exploratory and descriptive case study. Data collection was performed through document
research. Data analysis used the principles of Bardin-based content analysis. The research
scenario was the University of Brasília. The research subjects were the technical servants who
graduated professional masters programs, represented by the dissertations produced by them as
a final product of the postgraduate studies. The research investigative corpus is composed of
seventy-nine dissertations. The period corresponded to the years 2011 to 2018. For the
optimization of data analysis, the Iramuteq software was used. The categorization of the results
was a posteriori because categories were created after data analysis. Most of the research shows
the concern with the particular themes of UnB and the university environment, often seeking to
measure efficiency and impact, which highlights the search for problem solving – which is a
hallmark feature in professional master’s degrees. However, the studies were not restricted to
UnB and the university environment, but also addressed general aspects – whether educational,
political, social, economic, environmental or others – that proposed to analyze issues at national
level. It is concluded that all dissertation productions analyzed contributed to public
management because the subjects demonstrated the investigated adversities and generated
contribution to the disclosure and problematization of existing themes around public
management. In addition, some stood out for presenting aspects of social relevance, addressing
issues related to social inequalities and expansion of citizenship. | pt_BR |
dc.contributor.email | gercialacerda@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|