Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39450
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GérciaNóbregadaCostaLacerda.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPires, Maria Raquel Gomes Maia-
dc.contributor.authorLacerda, Gércia Nóbrega da Costa-
dc.date.accessioned2020-09-18T15:44:58Z-
dc.date.available2020-09-18T15:44:58Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.citationLACERDA, Gércia Nóbrega da Costa. Qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos na Universidade de Brasília: contribuições dos mestrados profissionais à gestão pública. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39450-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEm reflexo às crises capitalistas, o Brasil implementou reformas administrativas para gerir a máquina pública, e para isso são necessários servidores qualificados. A profissionalização no setor público é desenvolvida pautada em normativos legais que regulamentam a qualificação profissional por meio de ações de capacitação. Entre as ações de qualificação profissional desenvolvidas junto aos seus servidores técnico-administrativos, a Universidade de Brasília oferta pós-graduação stricto sensu. Dessa forma, objetivou-se realizar um diagnóstico situacional em relação às contribuições para a gestão pública das dissertações dos cursos de pós-graduação stricto sensu profissionais ofertados pela Universidade de Brasília ao seu quadro de servidores técnico-administrativos. A estratégia de investigação empregada foi o estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental. A análise de dados utilizou os princípios da análise de conteúdo baseados em Bardin. O cenário da pesquisa foi a Universidade de Brasília. Os sujeitos da pesquisa foram os servidores técnicos egressos dos mestrados profissionais, representados pelas dissertações produzidas por eles como produto final das pós-graduações. O corpus investigativo da pesquisa é composto por setenta e nove dissertações. O período correspondeu aos anos de 2011 a 2018. Para a otimização da análise dos dados, foi utilizado o software Iramuteq. A categorização dos resultados foi a posteriori por ter sido criada após a análise dos dados. Em sua maioria, pode-se observar nas pesquisas a preocupação com as temáticas particulares da UnB e do ambiente universitário, pretendendo-se muitas vezes mensurar eficiência e impacto, o que evidencia a busca por soluções de problemas – que é uma característica marcante em mestrados profissionais. Porém, os estudos não se restringiram apenas à UnB e ao ambiente universitário, abordaram também aspectos gerais – sejam educacionais, políticos, sociais, econômicos, ambientais ou outros – que se propuseram a analisar questões a nível nacional. Conclui-se que todas as produções dissertativas analisadas colaboraram para a gestão pública, pois os assuntos demonstraram as adversidades investigadas e geraram contribuição à evidenciação e problematização das temáticas existentes em torno da gestão pública. Ademais, algumas se destacaram por apresentarem aspectos de relevância social, abordando questões relativas a desigualdades sociais e ampliação da cidadania.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualificação profissional dos servidores técnico-administrativos na Universidade de Brasília : contribuições dos mestrados profissionais à gestão públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.subject.keywordQualificação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordMestrado profissionalpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Reflecting the capitalist crises, Brazil implemented administrative reforms to manage the public machine, which requires qualified servers. Professionalization in the public sector is developed based on legal regulations that regulate professional qualification through training actions. Among the professional qualification actions developed with its technical and administrative staff, the University of Brasília offers stricto sensu postgraduate studies. Thus, the objective was to carry out a situational diagnosis in relation to the contributions to the public management of the dissertations of stricto sensu postgraduate courses offered by the University of Brasília to its technical and administrative staff. The research strategy employed was a qualitative, exploratory and descriptive case study. Data collection was performed through document research. Data analysis used the principles of Bardin-based content analysis. The research scenario was the University of Brasília. The research subjects were the technical servants who graduated professional masters programs, represented by the dissertations produced by them as a final product of the postgraduate studies. The research investigative corpus is composed of seventy-nine dissertations. The period corresponded to the years 2011 to 2018. For the optimization of data analysis, the Iramuteq software was used. The categorization of the results was a posteriori because categories were created after data analysis. Most of the research shows the concern with the particular themes of UnB and the university environment, often seeking to measure efficiency and impact, which highlights the search for problem solving – which is a hallmark feature in professional master’s degrees. However, the studies were not restricted to UnB and the university environment, but also addressed general aspects – whether educational, political, social, economic, environmental or others – that proposed to analyze issues at national level. It is concluded that all dissertation productions analyzed contributed to public management because the subjects demonstrated the investigated adversities and generated contribution to the disclosure and problematization of existing themes around public management. In addition, some stood out for presenting aspects of social relevance, addressing issues related to social inequalities and expansion of citizenship.pt_BR
dc.contributor.emailgercialacerda@unb.brpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.