Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Delano Moody Simões da | - |
dc.contributor.author | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T11:55:02Z | - |
dc.date.available | 2020-10-26T11:55:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594 | - |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Hopes and fears of teachers in training : the role of practicum | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.rights.license | Ensino em Re-Vista - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 out. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The practicum is the trigger of a lot of emotions in student teachers, the
hopes, fears and anguish with regards to its realization. The knowledge
of these feelings by teachers' educators could be helpful in approaching
these feelings throughout the training process, anticipating or discussing
situations that contributing to decrease the possible negative effects.
This way, the goal of this study was identifying the hopes and fears of a
student teachers' group in Natural Science, on the first practicum course
and discussing the influence of this course in coping with these
feelingsThe students indicated more fears than hopes in the first-class
day. From the analysis of indications, we noticed the practicum moment
is surrounded with tension and apprehension. Coping these feelings in
the school context with teacher or teacher supervision could be
determinant to the career of future teacher | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6784-6161 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2124-1789 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|