Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39594
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ExpectativasMedosProfessores.pdf382,48 kBAdobe PDFView/Open
Title: Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
Other Titles: Hopes and fears of teachers in training : the role of practicum
Authors: Silva, Delano Moody Simões da
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-6784-6161
https://orcid.org/0000-0003-2124-1789
Assunto:: Professores - formação
Experiência
Estágio supervisionado
Issue Date: 21-Feb-2020
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Citation: SILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020.
Abstract: O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.
Abstract: The practicum is the trigger of a lot of emotions in student teachers, the hopes, fears and anguish with regards to its realization. The knowledge of these feelings by teachers' educators could be helpful in approaching these feelings throughout the training process, anticipating or discussing situations that contributing to decrease the possible negative effects. This way, the goal of this study was identifying the hopes and fears of a student teachers' group in Natural Science, on the first practicum course and discussing the influence of this course in coping with these feelingsThe students indicated more fears than hopes in the first-class day. From the analysis of indications, we noticed the practicum moment is surrounded with tension and apprehension. Coping these feelings in the school context with teacher or teacher supervision could be determinant to the career of future teacher
Licença:: Ensino em Re-Vista - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 out. 2020.
DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39594/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.