Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brasil, Lourdes Mattos | - |
dc.contributor.author | Santos, Paulo Henrique Barros | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T16:34:08Z | - |
dc.date.available | 2020-11-27T16:34:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.date.submitted | 2018-05-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Paulo Henrique Barros. Tutormama: um sistema tutor inteligente aplicado a neoplasia mamária. 99 f., il. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39677 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)–Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um Sistema Tutor Inteligente (STI),
denominado TutorMama, aplicado à Neoplasia Mamária (NM), que faz parte do Projeto Atlas
Anatômico 3D da Mama. O TutorMama é formado por quatro módulos (Aluno, Tutor, Interface e
Especialista). Neste sentido, tem como objetivo principal a construção de um STI aplicado à NM.
O Módulo Aluno foi implementado com base no paradigma simbólico para mapear o perfil do
aluno. O Módulo Tutor foi construído um Agente Inteligente do tipo reativo baseado no paradigma
simbólico que define a estratégia pedagógica. Para o desenvolvimento do Módulo Interface,
utilizou-se a linguagem de programação para Web e, ainda, os elementos da Gamificação com
o objetivo de engajamento do estudante. A forma de navegação, se é aberta ou sequencial, e os
conteúdos como textos, imagens, vídeos, áudio, mapas e estudos de casos, são apresentados
no TutorMama de acordo com a estratégia definida pelo Tutor. Para a integração com o Módulo
Especialista foi utilizada a biblioteca do Java para leitura do arquivo Web Ontology Language
(OWL). Após a integração dos módulos do TutorMama foi feita a validação do sistema em 5
etapas: 1 etapa - Mapeamento do Perfil do Estudante; 2 etapa - Avaliação Inicial; 3 etapa -
Treinamento; 4 etapa - Avaliação Final; 5 etapa - Questionário de validação do TutorMama.
Assim, foi realizada a validação do TutorMama com 56 docentes da Universidade de Brasília
(UnB). Neste sentido, verificou-se que o perfil de aprendizagem predominante foi o perfil
'Sensorial' seguido do perfil 'Visual', e a amostragem foi divida em 2 grupos, sendo o Grupo 1
composto por docentes da área da saúde e o Grupo 2 por docentes que não eram da área da
saúde. Ainda, nos resultados identificou-se que 69% do Grupo 2 obtiveram acertos na avaliação
final após a etapa de treinamento. Já o Grupo 1, cerca de 62%, não houve evolução. Portanto,
os resultados mostraram que os docentes do Grupo 2 tiveram um bom percentual de acertos,
podendo-se assim considerar o potencial de aplicabilidade do TutorMama no ensino da área da
saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tutormama : um sistema tutor inteligente aplicado a neoplasia mamária | pt_BR |
dc.title.alternative | Tutormama : an intelligent tutor system applied to breast neoplasms | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema tutor inteligente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agentes inteligentes (Software) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoplasia mamária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mamas - câncer - tratamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Matheus, Liana Barbaresco Gomide | - |
dc.description.abstract1 | The present work has the development of an Intelligent Tutor System (ITS), called TutorMama,
applied to Breast Neoplasms (BN), which is part of the 3D Anatomical Atlas of Breast Project.
The TutorMama consists of four modules (Student, Tutor, Interface and Expert).In this sense it
has as main objective the construction of an ITS applied to BN. The Student Module was
implemented based on the symbolic paradigm to map the student profile. The Tutor Module was
constructed as an Intelligent Agent of the reactive type based on the symbolic paradigm that
defines the pedagogical strategy. For the development of the Interface Module, we used the
programming language for Web. Also, we used elements of the Gamification with the purpose of
student engagement. The form of navigation, whether it is open or sequential, and contents such
as texts, images, videos, audio, maps and case studies, are presented in the TutorMama
according to the strategy defined by the Tutor. For integration with the Expert Module the Java
library was used to read the Web Ontology Language (OWL) file. After the integration of the
modules of the TutorMama, the system was validated in 5 steps: 1 step - Student Profile Mapping;
2 stage - Initial Evaluation; 3 step - Training; 4 stage - Final Evaluation; 5 step - TutorMama
validation questionnaire. Thus, the validation of the TutorMama was carried out with 56 professors
from the University of Brasília (UnB). In this sense, it was verified that the predominant learning
profile is the 'Sensorial' profile followed by the 'Visual' profile and the sampling was divided in 2
groups, being Group 1 composed of health professionals and Group 2 by teachers who did not
are from the Health Area. Furthermore, in the results it was identified that 69% of Group 2 obtained
correct results in the final evaluation after the training stage. Group 1, about 62%, did not evolve.
Therefore, the results showed that the teachers of Group 2 had a good percentage of correct
answers, being able to consider the potential applicability of the TutorMama in the teaching of the
health area. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Gama (FGA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|