Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Alvim, Dulcinete Castro Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T13:57:34Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T13:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-07 | - |
dc.identifier.citation | ALVIM, Dulcinete Castro Nunes. Uma analise do IDEB em quatro escolas públicas do DF como subsídios para as ações da gestão democrática e a efetivação do projeto politico pedagógico. 2020. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39693 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo investigar as relações existentes entre
os índices de desempenho escolar (IDEB) alcançados em quatro escolas públicas do DF, as
ações da gestão democrática e a execução do Projeto Político Pedagógico (PPP). Para o campo
de pesquisa foram selecionadas quatro escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) da Coordenação Regional do
Plano Piloto e seus resultados referentes aos IDEBs de 2013, 2015 e 2017. Como metodologia,
utilizou-se da pesquisa documental das plataformas do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa
Anísio Teixeira, SEEDF e das consultas aos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades de
ensino. Ainda se tomou como base as abordagens dos autores Ilma Passos Veiga (2013); (2007);
(2008), José Carlos Libâneo (2001) e Moacir Gadotti (1995), além de teses, dissertações e
artigos consultados. As entrevistas semiestruturadas com os gestores educacionais dessas
escolas ocorreram de maneira virtual, contribuindo para análise do discurso de cada profissional.
Como resultado, pontua-se que o IDEB, único indicador de avaliação da qualidade das
aprendizagens, elucida que as diversas maneiras com que as escolas têm se disponibilizado
para o uso deste mecanismo não têm sido suficientes para diminuir os índices de reprovações e
retenções escolares. Observou-se, também, que no Distrito Federal, mais especificamente nas
4 escolas avaliadas, os gestores encontram-se sobrecarregados de atividades e as ações
administrativas estão se sobrepondo às ações pedagógicas. Quanto à construção do PPP, este
trabalho revelou que as construções desse documento ainda necessitam de reflexões e de novas
abordagens para que os aspectos “construção’’ e “avaliação” estejam em consonância com
os parâmetros democráticos,que são intrínsecos a esse objeto. As ações da gestão democrática,
a construção do PPP e as análises dos índices do IDEB são fatores que podem influenciar nos
resultados acadêmicos, assim como na construção de novas estratégias pedagógicas e políticas
para as demandas evidenciadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma analise do IDEB em quatro escolas públicas do DF como subsídios para as ações da gestão democrática e a efetivação do projeto politico pedagógico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão democrática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's essay has as main objective to look into how the relations between school
performance indexes (IDEB) reached in four public schools in DF, as democratic management
actions and an execution of the Political Pedagogical Project (PPP). For the research field, four
Elementary Schools from the Initial Years of the State Secretary of Education of the Federal
District (SEEDF) of the Regional Coordination of the Pilot Plan were selected and their results
referring to the IDEB’s of 2013, 2015 and 2017. As methodology, we used the documentary
research of the platforms of the National Institute of Study and Research Anísio Teixeira, SEEDF
and the consultations on the Political Pedagogical Projects of the teaching units. Authors'
approaches were also based on Ilma Passos (2013); (2007); (2008), José Carlos Líbâneo (2001)
and Moacir Gadotti (1995), in addition to theses, some dissertations and consulted articles. The
semi-structured declarations with the educational managers of these schools occurred in a virtual
way, contributing to the analysis of the discourse of each professional. As a result, it is pointed
out that the IDEB, the only indicator for assessing the quality of learning, clarify the different ways
in which schools have made themselves available for the use of this mechanism has not been
enough to reduce the failure and retentions rates. It was also observed that in the Federal District,
more specifically in the 4 schools evaluated, managers are overwhelmed with the activities and
the administrative actions are overlapping pedagogical actions. For the construction of the PPP,
this work revealed that the constructions of this document still supply reflections and new
approaches so that the aspects "construction" and "evaluation" are attractive in line with the
democratic parameters that are intrinsic to this object. The actions of democratic management,
the construction of the PPP and the analysis of the IDEB indexes are factors that can influence
the academic results, as well as in the construction of new pedagogical and political implemented
for the evidenced demands.
Keywords: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Projeto Político Pedagógico
(PPP). Democratic management. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:dcmedeiros@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|