http://repositorio.unb.br/handle/10482/39701
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_JaneAparecidaMatosFerreira.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A escola como lócus de formação continuada de professores dos anos iniciais : uma experiência por meio de oficinas pedagógicas de Matemática |
Autor : | Ferreira, Jane Aparecida Matos |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:jannemats@gmail.com |
Orientador(es):: | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto:: | Professores - formação continuada Práticas pedagógicas Matemática (Ensino fundamental) Oficinas pedagógicas |
Fecha de publicación : | 3-dic-2020 |
Data de defesa:: | 21-sep-2020 |
Citación : | FERREIRA, Jane Aparecida Matos. A escola como lócus de formação continuada de professores dos anos iniciais : uma experiência por meio de oficinas pedagógicas de matemática. 2020. 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Este estudo investiga os limites e as possibilidades do espaço escolar como lócus da formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de oficinas pedagógicas de Matemática. Buscou responder : é o espaço escolar um lócus viável para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de oficinas pedagógicas de Matemática? O contexto da pesquisa está inserido em uma escola pública, localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal (DF). O grupo dos sujeitos envolvidos no estudo compõe-se de oito professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vistas a alcançar tal objetivo, caracterizou- se historicamente como tem se constituído a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em especial, no que se refere ao ensino de Matemática; foi verificada a viabilidade da realização de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ambiente escolar, com foco no ensino de Matemática em uma escola da rede pública de ensino do DF, e, ao final, o estudo apresentou uma experiência de prática de formação continuada em Educação Matemática realizada na escola investigada. A prática de estudos foi promovida em quatro encontros presenciais, no total de 12h de formação, entre os meses de outubro e novembro e foi aplicada por mestrandos e doutorandos da UnB que compõem o Grupo de Pesquisa de Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM. A dissertação está estruturada no formato multipaper, que correlaciona três artigos. A metodologia de pesquisa escolhida para o estudo foi a abordagem qualitativa, com a pesquisa-ação como estratégia de investigação. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, complementado com os registros das observações e registro por fotografias. Os resultados e análises dos dados da investigação revelaram que a formação continuada é primordial para a melhoria da prática docente, todavia o acesso à formação contínua, no que concerne à Educação Matemática, é insuficiente. A escola desponta com forte potencial como espaço para a organização e promoção da formação continuada e as oficinas pedagógicas em Educação, como recurso valoroso a ser utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem, dentro da formação permanente do professor. Ao final pode-se inferir que este estudo é relevante pela possibilidade de pensar espaços que facilitem o acesso do professor à formação continuada, levando em consideração as necessidades pontuais, considerando seu contexto de atuação. |
Abstract: | This study investigates the limits and possibilities of the school space as the locus of the continuing education of teachers in the early years of elementary school through pedagogical workshops on mathematics. He sought to answer: is the school space a viable locus for the continuing education of teachers in the early years of elementary school, through pedagogical workshops on mathematics? The research context is inserted in a public school, located in an Administrative Region of the Federal District (DF). The group investigated in the study consists of eight teachers from the early years of elementary school. In order to achieve this goal, we sought to characterize, historically, how the formation of teachers in the early years of elementary education has been constituted, especially with regard to the teaching of Mathematics; the feasibility of carrying out continuing education in the school environment, for teachers in the early years of elementary school was verified, with a focus on teaching mathematics in a public school in the Federal District; and, at the end, the study presented an experience of continuing education practice in Mathematics Education held in a public school in DF, and, at the end, the study presented an experience of continuing education practice in Mathematics Education held in the investigated school. The practice of studies was promoted in four face-to-face meetings, totaling 12 hours of training, between the months of October and November and was applied by master's and doctoral students from UnB who make up the Research Group of Dzeta Research in Mathematics Education - DIEM. The dissertation is structured in a multipaper format, which correlates three papers. The research methodology chosen for the study was qualitative, with action research method as an investigation strategy. For the data collection an questionnaire was used, complemented with the written records of the observations in a logbook and photographic records. The analysis of the research data revealed that continuing formation is essential for improving teaching practice, however, the access to continuing formation in Mathematics Education is insufficient. The school emerges with strong potential as a space for the organization and promotion of continuing formation and pedagogical workshops as a valuable resource to be used as a teaching and learning strategy in the permanent formation of teachers. In the end, it can be inferred that this study is relevant due to the possibility of assisting in reflections on spaces that facilitate the teacher's access to continuing formation, taking into account specific needs and their work context. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.