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Título: Educação e trabalho : reflexões sobre permanência e gênero na Educação de Jovens e Adultos no Câmpus de Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás
Autor(es): Cabral, Márcia Cristina de Souza
E-mail do autor: cscmarcia@gmail.com
Orientador(es): Gomes Júnior, Newton Narciso
Assunto: Educação de jovens e adultos
Educação profissional e tecnológica
Trabalho - aspectos sociais
Estudos de gênero
Data de publicação: 21-Nov-2020
Referência: CABRAL, Márcia Cristina de Souza. Educação e trabalho: reflexões sobre permanência e gênero na Educação de Jovens e Adultos no Câmpus de Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás. 2020. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta dissertação buscou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo qualiquantitativa, identificar e analisar como as categorias trabalho e gênero influenciam na permanência e êxito das estudantes do Curso Técnico Integrado em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens de Adultos (EJA) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). Foi realizada uma abordagem histórica da EJA, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e das suas respectivas legislações, a fim de compreender a evolução desta modalidade de ensino ao longo do tempo. O estudo demonstra como a categoria trabalho é utilizada com elemento fundante na alienação humana por meio das suas diversas formas. Aborda como a divisão sexual do trabalho inferioriza as mulheres. E como o processo de precarização estrutural de trabalho explora a classe trabalhadora. No âmbito das relações de gênero, analisou-se os padrões histórico-culturais oriundas da sociedade patriarcal e suas interferências nas funções sociais impostas às mulheres. E, por fim, como todos esses fatores influenciam na descontinuidade acadêmica das estudantes.
Abstract: This dissertation sought, by means of bibliographic review and qualitative quantitative field research, to identify and analyze how the categories work and gender influence the permanence and success of the students of the Integrated Technical Course in Nursing in the Youth Adult Education (EJA) modality of the Águas Lindas Campus of the Federal Institute of Goias (IFG). A historical approach to EJA, Professional and Technological Education (EFA) and their respective legislation was carried out in order to understand the evolution of this teaching modality over time. The study demonstrates how the category of work is used as a fundamental element in human alienation through its various forms. It addresses how the sexual division of labor makes women inferior. And how the process of structural precarious work exploits the working class. In the context of gender relations, the historical-cultural patterns arising from patriarchal society and their interference in the social functions imposed on women were analyzed. And, finally, how all these factors influence students' academic discontinuity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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