Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Montandon, Maria Isabel | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Isabelle Marques | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-24T12:34:27Z | - |
dc.date.available | 2020-12-24T12:34:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-24 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-30 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Isabelle Marques. Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral: uma proposta pedagógica. 2020. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39788 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo discutir a função da música na educação básica,
a partir dos marcos legais e da literatura, e apresentar o esboço de uma proposta
pedagógica para aulas de música aos anos iniciais da educação básica (do 1o
ao 5o ano), adequada ao meu contexto atual de ensino, que é a educação em
tempo integral na Escola Parque. O tema surgiu devido aos meus
questionamentos como professora na Escola Parque 313/314 Sul sobre o que
deveria ser ensinado nas aulas de música no ambiente escolar, como e por quê.
A implantação da educação em tempo integral na Escola Parque, em 2017,
agravou a situação em que eu me encontrava, ao mudar o perfil de alunos, a
minha função como professora e o tempo de aula para cada turma. A legislação
consultada e a literatura sobre o tema indicam que o ensino de música na
educação básica tem múltiplas funções: democratização do conhecimento
musical, formação integral do indivíduo e aquisição de conteúdos musicais. A
revisão de literatura indica, também, vários modelos de propostas e de aulas,
com amplas possibilidades de escolhas para desenvolver uma proposta de
ensino. Minha proposta pedagógica terá como base as referências para o ensino
de música da Base Nacional Comum Curricular de 2017 e os princípios das
metodologias ativas de educação musical adaptados para o ensino de música a
crianças e para o ensino de música nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas Parque - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação integral | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to discuss the role of music in basic education, based on legal
frameworks and literature, and to present the outline of a pedagogical proposal
for music classes for the initial years of basic education (1st to 5th years),
appropriate to my current teaching context, which is full-time education at Escola
Parque. This theme originated from my questions as a teacher at Escola Parque
313/314 Sul about what should be taught in music classes in the school
environment, how and why. The implementation of full-time education at Escola
Parque, in 2017, worsened the situation in which I found myself, by changing the
profile of students, my role as a teacher, and the class time for each class. The
consulted legislation and the literature on the subject indicate that the role of
music in basic education has multiple functions (democratization of musical
knowledge, social function, integral training of the individual and acquisition of
musical content). The literature review also indicates several models of proposals
and classes, with wide possibilities of choices to develop a teaching proposal. My
pedagogical proposal will be based on the references for teaching music from the
Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) and the principles of active
music education methodologies adapted for teaching music to children and for
teaching music in schools. | pt_BR |
dc.contributor.email | isabellecd@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|