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Título : Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
Autor : Gonçalves, Isabelle Marques
metadata.dc.contributor.email: isabellecd@gmail.com
Orientador(es):: Montandon, Maria Isabel
Assunto:: Música - instrução e estudo
Educação básica
Escolas Parque - Brasília (DF)
Trabalho pedagógico
Educação integral
Fecha de publicación : 24-dic-2020
Citación : GONÇALVES, Isabelle Marques. Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral: uma proposta pedagógica. 2020. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : Este trabalho tem por objetivo discutir a função da música na educação básica, a partir dos marcos legais e da literatura, e apresentar o esboço de uma proposta pedagógica para aulas de música aos anos iniciais da educação básica (do 1o ao 5o ano), adequada ao meu contexto atual de ensino, que é a educação em tempo integral na Escola Parque. O tema surgiu devido aos meus questionamentos como professora na Escola Parque 313/314 Sul sobre o que deveria ser ensinado nas aulas de música no ambiente escolar, como e por quê. A implantação da educação em tempo integral na Escola Parque, em 2017, agravou a situação em que eu me encontrava, ao mudar o perfil de alunos, a minha função como professora e o tempo de aula para cada turma. A legislação consultada e a literatura sobre o tema indicam que o ensino de música na educação básica tem múltiplas funções: democratização do conhecimento musical, formação integral do indivíduo e aquisição de conteúdos musicais. A revisão de literatura indica, também, vários modelos de propostas e de aulas, com amplas possibilidades de escolhas para desenvolver uma proposta de ensino. Minha proposta pedagógica terá como base as referências para o ensino de música da Base Nacional Comum Curricular de 2017 e os princípios das metodologias ativas de educação musical adaptados para o ensino de música a crianças e para o ensino de música nas escolas.
Abstract: This work aims to discuss the role of music in basic education, based on legal frameworks and literature, and to present the outline of a pedagogical proposal for music classes for the initial years of basic education (1st to 5th years), appropriate to my current teaching context, which is full-time education at Escola Parque. This theme originated from my questions as a teacher at Escola Parque 313/314 Sul about what should be taught in music classes in the school environment, how and why. The implementation of full-time education at Escola Parque, in 2017, worsened the situation in which I found myself, by changing the profile of students, my role as a teacher, and the class time for each class. The consulted legislation and the literature on the subject indicate that the role of music in basic education has multiple functions (democratization of musical knowledge, social function, integral training of the individual and acquisition of musical content). The literature review also indicates several models of proposals and classes, with wide possibilities of choices to develop a teaching proposal. My pedagogical proposal will be based on the references for teaching music from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) and the principles of active music education methodologies adapted for teaching music to children and for teaching music in schools.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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