http://repositorio.unb.br/handle/10482/39797
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_AvaneideRodriguesdaSilva.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Estratégias de internacionalização desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação nota 7 |
Auteur(s): | Silva, Avaneide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.email: | avarodrigues16@gmail.com avaneide@unb.br |
Orientador(es):: | Griboski, Claudia Maffini |
Assunto:: | Internacionalização da educação Programas de pós-graduação Educação superior |
Date de publication: | 24-déc-2020 |
Data de defesa:: | 17-jui-2020 |
Référence bibliographique: | SILVA, Avaneide Rodrigues da. Estratégias de internacionalização desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação nota 7. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Esta dissertação analisa as estratégias de internacionalização desenvolvidas pelos programas de pós-graduação nota sete (Antropologia, Desenvolvimento Sustentável, Geologia, matemática e Sociologia). O tema se insere no contexto da temática da internacionalização da educação superior, tendo como objetivo geral identificar as estratégias e ações de internacionalização definidas pelos programas de pós-graduação nota 7 (sete) e objetivos específicos: analisar quais estratégias de internacionalização as unidades acadêmicas com programas de pós-graduação 7 estabeleceram para alcançar seus objetivos; propor orientações para o desenvolvimento da internacionalização em âmbito institucional. A pesquisa contou com um suporte teórico de autores que contribuíram com subsídios históricos e atuais a respeito da temática. No que se refere à metodologia adotada, a investigação teve sua base na análise documental, bem como na pesquisa de natureza bibliográfica. Os dados relativos às ações de internacionalização dos programas de pós-graduação foram coletados nos relatório de dados enviados do coleta capes, na plataforma sucupira. O entendimento foi de que os programas estudados buscaram o seu próprio caminho na internacionalização, por meio de estratégias e ações desenvolvidas por seus docentes, pesquisadores e suas respectivas relações com instituições e pesquisadores de outros países. A análise dos resultados mostrou que três (3) dos cinco (5) programas de pós-graduação estudados estão em um estágio bastante avançado e estruturado no seu processo de internacionalização e, mesmo apresentando algumas diferenças nas ações, buscam a consolidação do processo de internacionalização. Cabe destacar que, mesmo quando não são mencionadas como oriundas do processo de internacionalização, as atividades que constituem a base desse processo são realizadas pela maioria dos programas avaliados, tais como: publicação de livros, de capítulo de livros, de artigos científicos em revistas internacionais, publicações em anais de eventos internacionais, acordos Internacionais de cooperação, assim como os intercâmbios técnico científico e cultural. Assim, espera-se que, por meio do plano de internacionalização da UnB, de sua disseminação, bem como, do reconhecimento de suas razões, motivações e estratégias, venha a auxiliar os PPGs a ampliar o debate sobre o tema e promover o diálogo institucional da internacionalização, de modo que a dimensão internacional possa ser ampliada para toda a Universidade. |
Abstract: | This dissertation analyzes the internationalization strategies developed by the graduate programs in grade seven (Anthropology, Sustainable Development, Geology, Mathematics and Sociology). This is the theme of this dissertation, which is inserted in the context of the theme of the internationalization of higher education, with the general objective of identifying the strategies and actions of internationalization defined by the postgraduate programs classified with note 7 (the highest) and specific objectives: to analyze which internationalization strategies academic units with postgraduate programs 7 have established to achieve their objectives; propose guidelines for the development of internationalization at the institutional level. To this end, the research relied on a theoretical support based on authors who could contribute with historical and current information about the theme. As regards the methodology adopted, the investigation was based on documentary analysis, as well as on bibliographic research. The data related to the internationalization actions of graduate programs were collected in the data reports sent from the collection capes, on the sucupira platform. From the documentary analysis, the understanding obtained was that the programs studied sought their own path towards internationalization, through strategies and actions developed through their professors, researchers and their respective relations with institutions and researchers from other countries. Finally, the analysis of the results showed that the postgraduate programs studied are at a very advanced and structured stage in their process of internationalization, even with some differences in actions, presented by three of the programs under study. And, that actions for international cooperation have been carried out in isolation by the professors of the programs. Now, after the formalization of UnB's internationalization plan with reasons, motivations and strategies, it may well help postgraduate programs better, so that the international dimension can be expanded. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.