Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Danielle Mendonça Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T16:15:20Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T16:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Danielle Mendonça Sousa. Escolas em transição: comunidades de aprendizagem no DF: concepções e práticas inovadoras? 2020. 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39808 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das inúmeras alternativas de organização escolar propostas na história da educação brasileira, esta pesquisa desenvolvida na Linha: Profissão Docente, Currículo e Avaliação, do Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Educação/UnB, integra o conjunto de pesquisas do Grupo de Estudo e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA), privilegiando um projeto em implementação em duas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, identificadas como Escola Asas e Escola Eixos. Este projeto denominado Comunidade de Aprendizagem tem como referências a Escola da Ponte de Portugal e o Projeto Âncora do Brasil, reconhecidos internacionalmente como inovadores na escolarização voltada ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes. Assim, há uma questão central: Qual o sentido de inovação que orienta o projeto Comunidade de Aprendizagem em implementação em duas escolas públicas do Distrito Federal? O objetivo geral é: Analisar o sentido de inovação que orienta o projeto Comunidade de Aprendizagem em implementação em duas escolas públicas do Distrito Federal. Esse objetivo central desdobrou-se nos seguintes nos objetivos específicos: compreender os pressupostos teórico - metodológicos do projeto Comunidades de Aprendizagem; discutir os sentidos e significados constituídos por professores, gestores e estudantes acerca das Comunidades de Aprendizagem; discutir a organização do trabalho pedagógico nas Comunidades de Aprendizagem; problematizar a relação entre os pressupostos teórico-metodológicos do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do DF e das Comunidades de Aprendizagem em implementação nas duas escolas. A pesquisa de abordagem qualitativa se fundamenta em pressupostos do materialismo histórico dialético (Duarte, 2012) e caracteriza-se como estudo de caso por se tratar de fenômenos parte de um contexto da realidade (Yin, 2001). A construção dos dados buscou articular a pesquisadora, os sujeitos e o objeto da pesquisa em um diálogo que evidenciasse a história e a dinâmica do real com suas contradições. Para levantamento das informações foram utilizados: análise documental de legislações educacionais, dos projetos políticos-pedagógicos das duas escolas e documentos da rede pública de ensino do DF; revisão bibliográfica para composição de referencial teórico e articulação com as análises; observação de 103 horas com registros de situações do cotidiano escolar que envolviam sala de aula e demais atividades escolares; questionário para caracterização dos participantes ; entrevistas semiestruturadas com os gestores, coordenadores e professores das duas escolas, totalizando nove pessoas; e, grupo focal com 14 alunos, seis da Escola Eixos e oito da Escola Asas. A organização das informações das entrevistas e do grupo focal foi feita pelos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013). Dos núcleos emergiram as categorias de análise: a) educação inovadora; b) dimensões políticas e pedagógicas para um novo projeto de escola; c) desafios do trabalho pedagógico; d) projeto pedagógico colaborativo. O referencial teórico sustenta-se em autores como: Algarte (1994), Araújo (2015), Dallabrida (2018), Di Giorgi (1992), Freitas (2014) e Saviani (1994; 1995; 2012). Da análise dos projetos pedagógicos das escolas identificamos a bricolagem teórica com base na Pedagogia da Escola Nova e da Pedagogia Crítica. A análise das narrativas dos sujeitos evidenciou múltiplas compreensões acerca do que caracteriza um projeto pedagógico inovador, desde a sua etimologia aos inúmeros sentidos construídos em experiências e também pelos estudos na formação continuada para a adesão ao projeto. A perspectiva de inovação assume uma dimensão multifacetada com aspectos teóricos e metodológicos que se alternam em torno de concepções pedagógicas críticas e lib erais. As concepções e práticas pedagógicas assumidas pelos profissionais das Escolas Asas e Eixos evidenciam um processo de transição permeado por dificuldades e limites para a consolidação da concepção e prática de Comunidade de Aprendizagem, além de divergências importantes em relação aos pressupostos do Currículo em Movimento do DF, fundamentado na pedagogia histórico -crítica. No entanto, algumas práticas pedagógicas reafirmam e fortalecem o compromisso com uma educação crítica e emancipatória, principalmente no que diz respeito ao caráter de escola democrática participativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Escolas em transição : comunidades de aprendizagem no DF : concepções e práticas inovadoras? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Before the numerous alternatives for school organization proposed in the history of Brazilian education,
this research developed in the Line: Teaching Profession, Curriculum and Evaluation, of the Post-
Graduation Program of UnB Faculty of Education, integrates the set of researches of the Study Group
and Research in Teaching, Didactics and Pedagogical Work - (PRODOCÊNCIA), that privileges a
project in implementation in two public schools in Federal District, identified as Escola Asas (Asas
School) and Escola Eixos (Eixos School). This project called the Learning Community has got as
references the Escola da Ponte de Portugal (Portugal Bridge School) and the Projeto Âncora do Brasil
(Brazilian Anchor Project), that are internationally recognized as innovators in schooling turned to
autonomy development and protagonism of students. Thereby, from the central question: What is the
sense of innovation that guides the Learning Community project being implemented in two public
schools in the Federal District? The general objective is: Analyze the sense of innovation that guides
the Learning Community project that is being implemented in two public schools in the Federal District,
which has been unfolded in the following specific objectives: to comprehend the theoreti cal and
methodological presupposed of the Learning Communities project; discuss the senses and meanings
composed by teachers, managers and students concerning the Learning Communities; discuss the
pedagogical organization work in Learning Communities; problematize the relationship between the
theoretical and methodological presupposed of the Department of Education of the DF Motion
Curriculum and the Learning Communities in implementation in these two schools. The qualitative
approach research is based on Duarte's dialectical historical materialism presupposed (2012) and is
characterized as a study case for being considered a phenomena part of Yin’s reality context (2001).
The data construction has sought to articulate the researcher, the subjects and the research object in
a dialogue that would evidence the history and real dynamics with their contradictions. To bringing the
information was used: educational legislation documentary analysis, the political-pedagogical projects
of the two schools and documents from the public school system in the Federal District; bibliographic
review for composition of theoretical framework and articulation with analyzes;103 hours of observation
with daily school routines involving the classroom and other school activities; questionnairy to
characterize the participants; semi-structured interviews with the managers, coordinators and teachers of the two schools, totaling 9 people; and, a focal group with 14 students, six from Escola Eixos and
eight from Escola Asas. The organization of the interviews informations and the focal group was made
by the Aguiar meaning centers; Ozella (2013). From the centers emerged the analysis categories: a)
innovator education; b) political and pedagogical dimensions for a new school project; c) challenges of
pedagogical work; d) collaborative pedagogical project. The theoretical references are supported by
authors such as: Algarte (1994), Araújo (2015), Dallabrida (2018), Di Giorgi (1992), Freitas (2014) and
Saviani (1994; 1995; 2012). From the analysis of the school’s pedagogical projects, we identified the
theoretical bricolage based on New School Pedagogy and the Critical Pedagogy. The analysis of the
subjects' narratives evidenced multiple comprehensions about what characterizes an innovative
pedagogical project, since its etymology to the innumerable meanings built on experiences and also by
the continuous studies in education for the project adhesion. The innovation perspective assumes a
multifaceted dimension with the theoretical and methodological aspects that alternate around critical
and liberal pedagogical concepts. The pedagogical concepts and practices assumed by the Asas e
Eixos Schools professionals show a transition process permeated by difficulties and limits for the
consolidation of concepts and practices of Learning Community, besides important divergences
concerning the DF Movion Curriculum based on historical-critical pedagogy. Nevertheless, some
pedagogical practices reaffirm and strengthen the commitment to a critical and emancip atory education,
especially regarding the character of a participatory democratic school. | pt_BR |
dc.contributor.email | danipnaicrec@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|