Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Josivania Silva | - |
dc.contributor.author | Dias, Gilmara Aparecida de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-29T16:59:17Z | - |
dc.date.available | 2020-12-29T16:59:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-24 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Gilmara Aparecida de Freitas. O domínio de competências técnicas e cognitivas demonstradas pelo cidadão no preenchimento e envio da DIRPF da Receita Federal do Brasil e as características técnicas relativas à aceitação e o uso das TIC. 2020. 150 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39816 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese foi construída com base em um arcabouço teórico que discute sobre competências,
governo eletrônico e as teorias de aceitação e uso da tecnologia. O objetivo principal deste
estudo foi investigar aceitação e o uso do e-Gov da Receita Federal do Brasil e o domínio de
competências técnicas e cognitivas demonstradas pelo cidadão contribuinte, no preenchimento
e envio da declaração de imposto de renda pessoa física (DIRPF). Para isso, analisou de que
modo a aceitação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciam
cidadãos a preencher e enviar suas DIRPF's, considerando a familiaridade o hábito de uso
dessas tecnologias; e especialmente, a influência das competências técnicas e cognitivas no ato
de preencher enviar, sem ajuda de terceiros, a DIRPF. O estudo envolveu 500 cidadãos,
contribuintes do imposto de renda pessoa física, de modo que a amostra fosse representativa
para as cinco regiões fiscais no Brasil. A pesquisa utilizou análise fatorial exploratória e a
análise de regressão logística para testar as hipóteses de pesquisa. Os resultados demonstraram
que mais de 50% dos contribuintes solicitam ajuda de terceiros para o preenchimento e envio
da DIRPF. Outro aspecto importante, é que tanto o hábito de uso quanto a familiaridade de uso
das TIC aumentam as chances de o cidadão contribuinte preencher e enviar, sem ajuda, sua
DIRPF. Quanto às competências técnicas e cognitivas, também demonstrou que aumentam
significativamente a chance de o cidadão preencher a DIRPF, sem ajuda de terceiros. No que
diz respeito às contribuições, esta tese contribuiu com o avanço da literatura acerca das
competências do cidadão para a realização do autosserviço nas plataformas do e-Gov. Até onde
se sabe, não foram observados estudos com esta mesma linha de argumentação, que apontem
para a fragilidade do autosserviço do IRPF, por consequência da pouca atenção dada às
competências daquele que obrigatoriamente necessita utilizar as plataformas do governo para
realizar o processo da DIRPF – o cidadão contribuinte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O domínio de competências técnicas e cognitivas demonstradas pelo cidadão no preenchimento e envio da DIRPF da Receita Federal do Brasil e as características técnicas relativas à aceitação e o uso das TIC | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências técnicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências cognitivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | E-gov | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imposto de renda - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aceitação de tecnologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis was built based on a theoretical framework that discusses competencies, electronic
government and theories of acceptance and use of technology. The main objective of this study
was to investigate the acceptance and use of the e-Gov of the Receita Federal in Brazil and the
mastery of technical and cognitive skills demonstrated by the taxpayer citizen, in completing
and sending the individual income tax return (DIRPF). For this, it analyzed how the acceptance
and use of information and communication technologies influence citizens to fill out and send
their DIRPF's, considering familiarity and the habit of using these technologies; and especially,
the influence of technical and cognitive skills in the act of filling out, without the help of third
parties, the DIRPF. The study involved 500 citizens, taxpayers of personal income tax, so that
the sample was representative for the five tax regions in Brazil. The research used exploratory
factor analysis and logistic regression analysis to test the research hypotheses. The results
showed that more than 50% of taxpayers request help from third parties to complete and send
the DIRPF. Another important aspect is that both the habit of use and the familiarity with the
use of ICTs increase the chances of the taxpayer citizen filling out and sending their DIRPF
without assistance. As for technical and cognitive skills, it has also been shown to significantly
increase the chance of citizens completing the DIRPF, without the help of third parties. With
regard to contributions, this thesis contributed to the advancement of the literature on the
competences of the citizen to carry out self-service on the e-Gov platforms. As far as is known,
no studies have been observed with this same line of argument, which point to the fragility of
self-service, due to the little attention given to the skills of those who must use government
platforms to carry out the DIRPF process - the taxpayer citizen. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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