http://repositorio.unb.br/handle/10482/39856
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_LuisOrionedeFigueiredoFerreira.pdf | 906,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | The role of psychosocial factors and psychosocial support training for talent development in sports |
Autor(es): | Ferreira, Luis Orione de Figueiredo |
Orientador(es): | Fleith, Denise de Souza |
Assunto: | Desenvolvimento de talentos Esportes Fatores psicossociais Apoio psicossocial |
Data de publicação: | 4-Jan-2021 |
Data de defesa: | 17-Ago-2020 |
Referência: | FERREIRA, Luis Orione de Figueiredo. The role of psychosocial factors and psychosocial support training for talent development in sports. 2020. xv, 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar o papel dos fatores psicossociais e do treinamento de apoio psicossocial no desenvolvimento de talentos no esporte. Como estrutura conceitual, utilizou-se o Mega Modelo de Desenvolvimento de Talentos - MMDT de Subotnik, Olszewski- Kubilius e Worrell (2011). Quatro atletas brasileiros de elite, dois homens e duas mulheres, foram entrevistados. A metodologia da teoria fundamentada nos dados foi empregada para analisar os dados. Em relação aos fatores psicossociais, quatro temas emergiram: mentalidade de crescimento (crenças positivas que uma pessoa exibe sobre sua inteligência e habilidades e as possibilidades reais de desenvolver essas características); comprometimento com a tarefa (energia usada para lidar com problemas específicos, tarefas ou área de desempenho); aproveitamento de oportunidades (habilidade para identificar oportunidades, esforçar-se para estar no lugar certo, na hora certa e fazer uso dessas oportunidades); e uso de suporte social (habilidade para interagir com pessoas em situações diferentes, estabelecendo relacionamentos sólidos que possam ajudar pessoas talentosas em suas carreiras). Os participantes avaliaram o treinamento de apoio psicossocial como instrumental para o desenvolvimento de seus talentos. Eles destacaram as seguintes dimensões do treinamento: biofeedback, técnicas de mentalização e sentimentos de saber o que fazer sob pressão. Em consonância com as premissas propostas pelo MMDT, em relação à relevância dos fatores psicossociais e do treinamento de apoio psicossocial para o desenvolvimento de talentos, os resultados revelaram que os fatores psicossociais estiveram presentes durante a trajetória dos atletas. Além disso, os resultados deste estudo apontaram que fatores associados ao treinamento de apoio psicossocial, como força psicológica, estilo motivacional de orientação para a maestria e disciplina tática, podem contribuir para promover o desempenho de atletas eminentes. Quando aplicado a atletas de elite, o treinamento de apoio psicossocial pode, de fato, melhorar o desempenho e o desenvolvimento psicossocial. As implicações teóricas e práticas deste estudo, considerando o desenvolvimento de talentos em diferentes domínios, são discutidas. |
Abstract: | The purpose of this study was to investigate the role of psychosocial factors and psychosocial support training for talent development in sports. The Talent Development Mega Model - TDMM by Subotnik, Olszewski-Kubilius, and Worrell (2011) was used as a conceptual framework. Four elite Brazilian athletes, two males and two females, were interviewed. The grounded theory methodology was employed to analyze the data. Regarding psychosocial factors, four themes emerged: growth mindset (positive beliefs one person displays about her or his intelligence and abilities, and the actual possibilities of developing those characteristics); task commitment (energy used to cope with specific problems, tasks, or a performance area); opportunities taken (the ability to identify opportunities, strive to be in the right place at the right time and use these opportunities); and social support usage (the ability of interacting with people in different situations, establishing solid relationships that could help talented people in their careers). The participants evaluated the psychosocial support training as instrumental to their talent development. They highlighted the following dimensions of the training: biofeedback, mentalization techniques, and feelings of knowing what to do under pressure. In consonance with premises proposed by the TDMM, regarding the relevance of psychosocial factors and psychosocial support training for talent development, results revealed that the psychosocial factors were present during athletes’ trajectories. Furthermore, findings of this study pointed out that factors associated with psychosocial support training, such as psychological strength, mastery orientation style and tactical discipline, may contribute to athletes’ eminent performance. When applied to elite athletes, psychosocial support training may actually improve performance and psychosocial development. Theoretical and practical implications of this study considering talent development in different domains are discussed. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.