Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Silva, Andréia de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T15:28:08Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14T15:28:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andréia de Morais. A (re) construção da prática docente: formação continuada em serviço. 2020. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39915 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação continuada de professores de uma escola particular
do Distrito Federal em uma ótica de observação da prática docente, por meio de ações fomentadas por
capacitações em serviço, numa perspectiva dialógica e narrativa com o fazer docente. Partiu-se do
seguinte problema de pesquisa: “Como os professores da Educação Infantil aplicam em suas práticas
profissionais docentes os conhecimentos construídos a partir da formação continuada?” Para responder
a tal questionamento analisou-se, baseado nos processos formativos ofertados pela instituição nos
últimos sete anos, a forma que os docentes do segmento da Educação Infantil apropriam-se das temáticas
discutidas para melhoria do fazer docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, cujo
pressuposto teórico metodológico configurou-se na pesquisa participante, recorrendo ao uso de
questionário, entrevista semiestruturada envolvendo seis professores da Educação Infantil e suas
narratividades. A pesquisa ancorou-se na base epistemológica da perspectiva Crítica. A investigação para
construção do estado da arte ancorou-se nos descritivos formação continuada, processos formativos,
Educação Infantil e coordenação pedagógica com foco nas dissertações e teses encontradas no período
de 2013 a 2018 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, bem como os textos
acadêmicos divulgados na Scientific Electronic Library Online - SciELO do mesmo período. Recorreu-se
também aos documentos de fonte primária da instituição pesquisada para avaliar e compreender as
formações em serviço existentes no período de 2014 a 2020. O aporte teórico da pesquisa dialogou com
as contribuições de Nóvoa (2000, 2004, 2017), Tardif (2005, 2004), Sacristán (1998, 2012), Imbérnon
(2009, 2010), Proença (2018), Pimenta (2002, 2012) e Donald Schon (1992). Os resultados alcançados,
com foco principal na narrativa docente, indicaram um enriquecimento da prática docente após formações
realizadas em serviço. Os relatos das professoras participantes demonstraram expressiva empolgação
com a reflexão realizada a partir da prática docente e os seus efeitos formativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A (re) construção da prática docente : formação continuada em serviço | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research had as its main goal the study of teachers’ continuous training from a private school in
Distrito Federal inside an observation vision of teaching practice, throughout fostered actions capacitation
at work in a dialogical and narrative perspective with teaching practice. It has stemmed from the following
problem “How teachers from Early Childhood Education apply in their professional practice the built
knowledge from continuous training? To answer this question, it has been analyzed based on training
processes by the institution from the last seven years, the way the teachers from the Early Childhood
Education segment have appropriated the discussed themes to a better teaching practice. Therefore, it
has been adopted a qualitative approach, whose theoretical and methodological assumptions were set up
at the participative research, appealing to the use of questionnaire, and semi-structured interview involving
six teachers from Early Childhood Education and their narratives. The research anchors in the
epistemological basis at the Critical perspective. The investigation for the building of the state of art was
carried out as its basis on continuous training, training processes, early childhood education and
pedagogical coordination with focus on dissertations and thesis found from 2013 and 2018 at the Thesis
and Dissertations Brazilian Library (TDBL), as well as the disclosed academic texts at Scientific Electronic Library Online-SciELO at the same period. It was also consulted some primary-source documents of the
institution studied to assess and comprehend the training that occurred from 2014 and 2020. The
theoretical input of the research dialogued with the contributions of Nóvoa (2004, 2017), Tardif (2005,
2004), Sacristán (1998, 2012), Imbérnon (2009, 2010), Proença (2018), Pimenta (2002, 2012) and
Donald Schon (1992). The achieved results, with the focus on teaching narrative, indicated an enrichment
of teaching practice as of training carried out at work. The participant teachers’ reports demonstrated
significant excitement with a reflection made from the practice tied to the training effects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|