Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39915
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_AndréiadeMoraisSilva.pdf2,56 MBAdobe PDFView/Open
Title: A (re) construção da prática docente : formação continuada em serviço
Authors: Silva, Andréia de Morais
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Professores - formação continuada
Educação infantil
Prática docente
Issue Date: 14-Jan-2021
Citation: SILVA, Andréia de Morais. A (re) construção da prática docente: formação continuada em serviço. 2020. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação continuada de professores de uma escola particular do Distrito Federal em uma ótica de observação da prática docente, por meio de ações fomentadas por capacitações em serviço, numa perspectiva dialógica e narrativa com o fazer docente. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: “Como os professores da Educação Infantil aplicam em suas práticas profissionais docentes os conhecimentos construídos a partir da formação continuada?” Para responder a tal questionamento analisou-se, baseado nos processos formativos ofertados pela instituição nos últimos sete anos, a forma que os docentes do segmento da Educação Infantil apropriam-se das temáticas discutidas para melhoria do fazer docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, cujo pressuposto teórico metodológico configurou-se na pesquisa participante, recorrendo ao uso de questionário, entrevista semiestruturada envolvendo seis professores da Educação Infantil e suas narratividades. A pesquisa ancorou-se na base epistemológica da perspectiva Crítica. A investigação para construção do estado da arte ancorou-se nos descritivos formação continuada, processos formativos, Educação Infantil e coordenação pedagógica com foco nas dissertações e teses encontradas no período de 2013 a 2018 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, bem como os textos acadêmicos divulgados na Scientific Electronic Library Online - SciELO do mesmo período. Recorreu-se também aos documentos de fonte primária da instituição pesquisada para avaliar e compreender as formações em serviço existentes no período de 2014 a 2020. O aporte teórico da pesquisa dialogou com as contribuições de Nóvoa (2000, 2004, 2017), Tardif (2005, 2004), Sacristán (1998, 2012), Imbérnon (2009, 2010), Proença (2018), Pimenta (2002, 2012) e Donald Schon (1992). Os resultados alcançados, com foco principal na narrativa docente, indicaram um enriquecimento da prática docente após formações realizadas em serviço. Os relatos das professoras participantes demonstraram expressiva empolgação com a reflexão realizada a partir da prática docente e os seus efeitos formativos.
Abstract: This research had as its main goal the study of teachers’ continuous training from a private school in Distrito Federal inside an observation vision of teaching practice, throughout fostered actions capacitation at work in a dialogical and narrative perspective with teaching practice. It has stemmed from the following problem “How teachers from Early Childhood Education apply in their professional practice the built knowledge from continuous training? To answer this question, it has been analyzed based on training processes by the institution from the last seven years, the way the teachers from the Early Childhood Education segment have appropriated the discussed themes to a better teaching practice. Therefore, it has been adopted a qualitative approach, whose theoretical and methodological assumptions were set up at the participative research, appealing to the use of questionnaire, and semi-structured interview involving six teachers from Early Childhood Education and their narratives. The research anchors in the epistemological basis at the Critical perspective. The investigation for the building of the state of art was carried out as its basis on continuous training, training processes, early childhood education and pedagogical coordination with focus on dissertations and thesis found from 2013 and 2018 at the Thesis and Dissertations Brazilian Library (TDBL), as well as the disclosed academic texts at Scientific Electronic Library Online-SciELO at the same period. It was also consulted some primary-source documents of the institution studied to assess and comprehend the training that occurred from 2014 and 2020. The theoretical input of the research dialogued with the contributions of Nóvoa (2004, 2017), Tardif (2005, 2004), Sacristán (1998, 2012), Imbérnon (2009, 2010), Proença (2018), Pimenta (2002, 2012) and Donald Schon (1992). The achieved results, with the focus on teaching narrative, indicated an enrichment of teaching practice as of training carried out at work. The participant teachers’ reports demonstrated significant excitement with a reflection made from the practice tied to the training effects.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39915/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.