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Título: Jornalismo da boa notícia : cidadania e noticiabilidade
Autor(es): Vidal, Delcia Maria de Mattos
Orientador(es): Silva, Luiz Martins da
Assunto: Jornalismo
Imprensa
Referência: VIDAL, Delcia Maria de Mattos. Jornalismo da boa notícia: cidadania e noticiabilidade. 2003. xiv, 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Este trabalho analisa a razão pela qual as ações sociais das empresas, mesmo sendo de interesse público, nem sempre recebem o devido espaço nos noticiários. Para tanto, é verificado o cerceamento da divulgação do que vem sendo realizado pela iniciativa privada em relação à melhoria dos problemas sociais, em função da atuação dos gatekeepers (selecionadores de notícias), do ceticismo natural dos jornalistas e da máxima jornalística de que bad news is good news. Defende-se, aqui, que dar conhecimento das atividades da área empresarial no tocante às questões sociais promove a mobilização dos empresários, das comunidades e da sociedade civil como um todo. Com o objetivo de proporcionar subsídios para maior receptividade por parte da imprensa quanto à noticiabilidade dos projetos sociais realizados pela iniciativa privada, é apresentada a visão dos jornalistas, dos consumidores e cidadãos e das empresas em relação a tornar públicas essas ações. Completa a base de pesquisas um estudo de como as ações sociais estão sendo divulgadas pela imprensa. Dentro dos propósitos deste trabalho os conceitos de ação social, cidadania empresarial, investimento social, marketing social e responsabilidade social são tratados, bem como a participação da iniciativa privada nas obrigações do Estado é analisada. O jornalismo público é abordado em função da contribuição dessa categoria jornalística para a mudança social.
Abstract: This piece of work analyses the reason for which social activities carried out by businesses, albeit of public interest, seldom receive due news coverage. To this end, curtailing the disclosure of such socially oriented initiatives coming from the private sector has been verified vis-à-vis the conduct of gatekeepers, the natural skepticism of journalists and the premise that bad news is good news. It is defended here that bringing to light corporate activities related to social issues promotes social consciousness in businessmen and within communities and civil society as a whole. The viewpoints of journalists, businessmen, consumers and citizens regarding the newsworthiness of social projects put into practice by private companies, are presented here in the hope they will assist in creating greater receptivity by the media to make public these social activities. The study is completed by a research of how the media has been handling such social initiatives. Furthermore, the work discusses the concepts of social activity, corporate citizenship, social investment, social marketing, as well as social responsibility, and analyses the participation of private initiative within the State’s obligations. Public journalism is broached in terms of the contribution of this journalistic category towards social change.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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