http://repositorio.unb.br/handle/10482/39961
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Título : | Pedagogia do pertencer : práticas educativas em diálogo com a Etnocenologia numa proposta pedagógica em artes cênicas para o EJA |
Autor : | Sampaio, Joselito Eduardo Matos |
metadata.dc.contributor.email: | jeduardomsampaio@hotmail.com |
Orientador(es):: | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto:: | Etnocenologia Práticas pedagógicas Artes cênicas - estudo e ensino Práticas cênicas Educação de jovens e adultos |
Fecha de publicación : | 25-ene-2021 |
Data de defesa:: | 30-jul-2020 |
Citación : | SAMPAIO, Joselito Eduardo Mato. Pedagogia do pertencer: práticas educativas em diálogo com a Etnocenologia numa proposta pedagógica em artes cênicas para o EJA. 2020. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Parte este trabalho de uma reflexão sobre uma proposta pedagógica intitulada Pedagogia do Pertencer: práticas educativas em diálogo com a Etnocenologia numa proposta pedagógica em artes cênicas para o EJA. Busca demonstrar a minha atuação concreta especificada em atividades educacionais relatadas enquanto professor de artes cênicas da SEEDF, no CESAS-EJA entre 2018 a 2020. São práticas sustentadas em considerações teóricas pautadas pelas noções basilares da Etnocenologia, que contribuem nas reflexões sobre pedagogias de artes cênicas enquanto espectro relacional afetivo em busca de uma rede própria de saberes. As contribuições dessa nova disciplina se encontram na reunião de fundamentos, tais como afeto, alteridade, trajetividade, trajeto, identificação, diversidade, pluralidade e reflexividade. Como resultado desta pesquisa será possível identificar que a preocupação sobre uma prática estética pluridisciplinar e multicultural pode favorecer para a formação de métodos pedagógicos específicos distintos a cada indivíduo e/ou grupo. Por sua vez, poderá ainda gerar a potência de ampliação de repertório e autonomia de todos os envolvidos e todas as envolvidas na prática espaço-temporal escolar, abordando reflexões conceituais entre sujeitos em suas necessidades idiossincráticas. Destaca-se em especial, nestas reflexões, o respeito ao desenvolvimento do saber apresentado e vivido pelo estudante. |
Abstract: | This research is the result of a reflection on a pedagogical proposal entitled The Pedagogy of Belonging: educational practices in dialogue with Ethnoscenology within a pedagogical proposal for scenic arts for Youth and Adult Education. The intent of this project is to demonstrate specific concrete actions in educational activities from the perspective of a Scenic Arts Teacher of the SEEDF(Local schoolboard of the Federal Distict in Brazil) who worked at CESAS-EJA (public youth and adult high school)between 2018 and 2020. These practices are based on theoretical considerations guided by the basic notions of Ethnoscenology, which contribute to the reflections on the teaching of scenic arts as an affective relational spectrum in search of a network of knowledge of its own. The contributions of this new discipline are found in the combination of fundamental issues, such as affection, alterity, trajectory of life, experiences, identity, diversity, plurality, and the capacity for reflection. As a result of this research, it will be possible to determine that a focus on pluri-disciplinary and multicultural aesthetic subjects in practice can promote the formation of specific pedagogical methods unique to each individual and/or group. This, in turn, may also empower an expansion of the repertoire and autonomy of all those involved in the spacetime of educational practice, addressing conceptual reflections between subjects according to the individual needs of each one of them. In these reflections, the respect for the development of knowledge presented and experienced by the student is particularly noteworthy. |
Résumé: | Ce travail a débuté à partir d'une réflexion sur une proposition pédagogique intitulée Pédagogie de l'appartenance: une approche qui envisage des pratiques pédagogiques en dialogue avec l'ethnoscénologie dans une proposition pédagogique en arts scéniques pour l'éducation pour jeunes et adultes (EJA). Il devoile en détail les activités pedagogiques developpées lors de mon actuation en tant que professeur d'arts scéniques, entre 2018 et 2020, au CESAS, une institution scolaire publique d'éducation sécondaire pour jeunes et adultes gerée par le SEEDF (Bureau d'administation scolaire du Districte Fedéral) au Brésil. Ce sont des pratiques qui se reposent sur des considérations théoriques puisées des notions de base de l'ethnoscénologie, qui contribuent à des réflexions sur les pédagogies des arts scéniques en tant que spectre relationnel affectif à la recherche de son propre réseau de connaissances spécifiques. Les apports de cette nouvelle discipline se retrouvent dans la rencontre de fondements, tels que l'affection, l'altérité, la trajectivité, la trajectoire, l'identification, la diversité, la pluralité et la réflexivité. En tant que résultat de cette recherche, il sera possible d'identifier que le souci d'une pratique esthétique pluridisciplinaire et multiculturelle peut favoriser la formation de méthodes pédagogiques spécifiques propres à chaque individu et / ou groupe. À son tour, il pourra également générer le pouvoir d'élargir le répertoire et l'autonomie de toutes les personnes impliquées dans la pratique de l'espace-temps scolaire, en abordant les réflexions conceptuelles entre les sujets dans leurs besoins idiosyncratiques. On souligne dans ces réflexions, le respect du développement des connaissances présentées et vécues par l'étudiant. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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