http://repositorio.unb.br/handle/10482/40012
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Título : | Desafios da educação e das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia de Covid-19 : problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos |
Autor : | Costa, Marcos Rogério Martins Sousa, Jonilto Costa |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0002-4627-9989 http://orcid.org/0000-0001-8656-2124 |
Assunto:: | Educação Tecnologia da informação Educação e Estado Internet |
Fecha de publicación : | 27-ago-2020 |
Editorial : | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Citación : | COSTA, Marcos Rogério Martins; SOUSA, Jonilto Costa. Desafios da educação e das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia de Covid-19: problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 55-64, ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/904. Acesso em: 03 fev. 2021. |
Resumen : | Este estudo retoma os resultados da PNAD Contínua de 2018 (IBGE, 2019a; 2019b), abordando o tema das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e correlacionando o panorama nacional com o do Distrito Federal (DF). Os resultados foram explorados a fim de discutir duas medidas cogitadas para serem implementadas nas escolas brasileiras durante o período de pandemia, a saber: (1) a transmissão de aulas assíncronas por meio de canais de TV aberta; e (2) o uso da internet para fins didático-pedagógicos a partir das TIC. O artigo foi dividido em três tópicos: no primeiro, problematiza-se a primeira medida; no segundo, discute-se a viabilidade da segunda medida; no terceiro, discorre-se sobre as vantagens e as desvantagens das TIC no processo de ensino e aprendizagem na concepção de diversos estudiosos. Como metodologia, este artigo adota uma investigação científica de caráter exploratório e descritivo. Como resultado, o artigo compreende que a primeira medida não atende a todos os estudantes, uma vez que a parcela que não tem o aparelho de TV, embora seja diminuta, é aquela que possui menos condições eco-nômicas e é mais marginalizada. Sobre a segunda medida não se chega a uma conclusão absoluta, todavia entende-se que o uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem não depende apenas da abordagem didático-pedagógica aplicada pelos profissionais da educação, mas também das estruturas sociais, econô-micas e políticas subjacentes à própria condição de cada cidadão brasileiro. |
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