Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40013
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ComunicacaoEscolarTempos.pdf353,42 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Comunicação escolar em tempos de pandemia
Auteur(s): Franco, Yuri Soares
Paulino, Fernando Oliveira
Marra, Milena dos Santos
Coelho, Jairo Faria Guedes
Molina, Fernando
Assunto:: Comunicação escolar
Epidemias
Mídia social
Tecnologia da informação
Educação
Date de publication: 5-déc-2020
Editeur: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Référence bibliographique: FRANCO, Yuri Soares et al. Comunicação escolar em tempos de pandemia. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 4, p. 49-59, dez. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/926. Acesso em: 03 fev. 2021.
Résumé: Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a comunicação escolar durante a pandemia de Covid-19, realizada por um grupo de pesquisadores composto por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada em três escolas de ensino fundamental de regiões administrativas situadas na porção norte do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com professores das escolas da rede pública de ensino básico. Os resultados mostraram que as mídias sociais (Whatsapp, Instagram e Facebook) se tornaram os principais canais de comunicação dentro e fora da escola, sobrepondo-se ao uso de TV, rádio, jornais e outras formas impressas e/ou analógicas. O uso intensivo das mídias sociais ocorre não apenas com o recebimento de informações. Em cada uma das escolas analisadas, existem perfis institucionais e não institucionais no Facebook e Instagram, e alunos e professores criaram grupos com troca de informações via Whatsapp. Com base nessa observação, o grupo de pesquisa analisou como ocorreu a comunicação escolar durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil e em outros pa-íses. Por meio desses resultados, o grupo de pesquisa organizou oficinas com professores, oferecendo deba-tes e capacitação relacionados ao uso de tecnologias da informação e comunicação em ambientes escolares. Como consequência do trabalho realizado, percebeu-se maior efetividade no entendimento conceitual da comunicação e da mobilização social na produção de conteúdos escolares. Concluiu-se pela necessidade de manter as atividades de forma contínua, formando professores, gestores e estudantes em relação à ética, à comunicação, à educação, ao acesso à informação e à mobilização social.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença:: Revista Com Censo - 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; O conteúdo dos manuscritos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 03 fev. 2021.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40013/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.