http://repositorio.unb.br/handle/10482/4001
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2009_EmersonDionisioGomesdeOliveira.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Memória e arte : a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros |
Autor : | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Orientador(es):: | Brito, Eleonora Zicari Costa de |
Assunto:: | Museus de arte Acesso à arte Memória social |
Fecha de publicación : | abr-2009 |
Data de defesa:: | abr-2009 |
Citación : | OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Memória e arte: a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. 2009.326 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasíla, Brasília, 2009. |
Resumen : | A presente pesquisa pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, representam suas coleções - e por fim, algumas vezes, a si mesmos - no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo "constitua um passado" e corteje uma arte de hoje. O processo que compromete a visibilidade da arte sob a responsabilidade desses museus guarda algumas singularidades reveladoras, pois expõe um trânsito de representações institucionais e para-institucionais, as quais se movem para criar uma rede de comunicação entre os "sujeitos que vivem os museus". Na intenção de compreender como tais museus operam essas narrativas de suas memórias, por meio de suas coleções permanentes, depara-se com certas seleções, interpretações, celebrações e silêncios que voluntariamente ou não dão-nos pistas da complexidade gerencial que afeta os museus de arte contemporânea na atualidade. Para tanto foram analisados nove museus regionais brasileiros de arte fundados entre 1965 e 1995. A análise pautou-se por três elementos recorrentes na configuração dessas narrativas-de-si: os salões de arte; as exposições emblemas e os artistas-modelos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research was undertaken to understand how contemporary art museums, seen as memory institutions, represent their collections – and finally, sometimes, they themselves – in the quest of constructing a narrative project that at the same time “constitutes a past ” and courts current art. The process, which compromises the visibility of art under the responsibility of these museums, reserves some revealing singularities, as it exposes a transition of institutional and para-institutional representations, which act to create a communication network between the “subjects who live the museums". When seeking to understand how such museums handle these narratives in their memories, through their permanent collections, one comes across certain selections, interpretations, celebrations and silences, which voluntarily or not give us clues about the managerial complexity that affects the current contemporary art museums. We therefore analyzed nine regional Brazilian art museums, founded between 1965 and 1995. Three recurring elements in the configuration of these self narratives were analyzed. The art exhibitions; the emblem exhibitions and the artists models. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2009. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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